Informações Do Livro:
Título: O chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Páginas: 447
Sinopse:
Quando uma perturbada modelo despenca para a morte de uma varanda coberta de neve, fica assumido que ela cometera suicídio. Entretanto, seu irmão tem suas dúvidas e telefona um detetive particular, Cormoran Strike, para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra – ferido física e psicologicamente – e sua vida está uma bagunça. O caso lhe fornece uma salvação financeira, porém com um custo pessoal: quanto mais ele se aprofunda no complexo mundo da jovem modelo, mais sombrias as coisas vão se tornando – e mais perto ele fica do terrível perigo… Um elegante e dominante mistério mergulhado na atmosfera de Londres – desde as silenciosas ruas de Mayfair aos bares clandestinos de East End até a agitação de Soho. Apresentando Cormoran Strike, este é o aclamado primeiro romance criminal de J.K. Rowling, escrevendo sob o pseudônimo de Robert Galbraith.
Comentários:
Bom, todo mundo que faz resenha desse livro faz questão de falar que “conheceu” ele antes de saber que se tratava de um livro escrito pela J.K Rowling, mas comigo foi diferente, eu nunca havia sequer ouvido falar em Robert Galbraith e fiquei sabendo da história quando ela estourou e fiquei morrendo de vontade de ler o livro, então agora fiquem sabendo o que eu achei dessa obra da tão aclamada da autora de Harry Potter.
Resenha:
Cormoram Strike é um veterano de guerra que após ter se ferido gravemente atua como detetive particular, endividado e com um relacionamento a ruir, nada parecia estar indo bem, ele mal podia pagar suas secretárias temporárias, mas foi graças aos serviços da Temporary Solutions que ele conheceu Robin sua nova secretária temporária. Robin mal podia acreditar para onde estava sendo enviada para trabalhar, ela sempre sonhara em ser detetive quando criança, mas nunca pensara em colocar esse sonho em prática, o novo trabalho até parecia um sinal, só voltou a si quando na entrada no escritório esbarra numa misteriosa mulher que parece sair com muita pressa do prédio.
Strike recebia frequentes ligações de cobranças e embora fosse filho de um famoso rock star os negócios continuavam indo de mal a pior, ele não gostava muito de falar do pai, embora isso ajudasse a facilitar algumas conversas.
O livro inicia com o aparente suicídio da super modelo Lula Landry, que ao que tudo indica se jogou para morte da sacada de seu luxuoso apartamento, mas seu irmão John Bristow parece não se conformar com as conclusões da polícia, ele não acredita que sua irmã tenha se matado, mesmo sabendo do seu quadro psicológico, de sua instabilidade emocional, seu namoro conturbado com um músico drogado e todos os problemas que ela já teve, ele procura Strike, pois já o conhecia da infância, ele era o melhor amigo de seu irmão Charlie que havia morrido quando ainda criança, Strike embora não acreditasse nas suspeitas de Bristow, acaba aceitando o caso, um pouco motivado pelo valor do pagamento que ele oferece.
“Robert” Soube como criar uma trama envolvente, mesmo usando personagens clichês, porque sinceramente, eu não acredito que seja qualquer um capaz de criar uma história original usando um detetive londrino com uma assistente inteligente, é fácil de pensar “Eu acho que já vi isso antes”, mas logo no começo do livro você descobre que não, você nunca viu nada igual, a história é muito bem construída, os personagens tem características marcantes, a autora conseguiu conquistar a empatia até com a personagem morta desde o começo da trama, eu mesma me senti próxima de Lula Landry, quase senti a dor dos amigos dela com sua morte, eu conseguia me sentir nos locais descritos nos momentos de investigação, eu juntava as informações e queria descobrir quem poderia ter feito aquilo com a moça, se é que ela realmente havia sido assassinada.
O final do livro é tão surpreendente, mesmo que você consiga imaginar o que aconteceu antes, mesmo assim acredito que o final irá causar certo espanto e até indignação, as últimas páginas são tão emocionantes, fluem de uma forma maravilhosa e quando por fim você fica sabendo de tudo que aconteceu e descobre que até os mínimos detalhes fizeram diferença sua reação será com certeza de espanto, "como ela pensou em tudo isso?" embora a autora já tenha mostrado antes do que sua mente é capaz, ainda sim é mágico.
Os personagens secundários também foram ótimos, Evan Duffield o malfadado namorado de Lula Landry foi um dos que mais me cativou e ele não apareceu tanto assim na trama, mas era muito citado sendo assim fácil imaginar sua aparência e seus modos de agir, achei isso muito interessante, porque todos os personagens tinha uma estilo próprio, formas de andar, comportamentos excêntricos o que instiga muito a imaginação.
O livro é maravilhoso, de verdade é ótimo, recomendo a leitura bastante interessante, eu demorei bastante para finalizar porque comecei a ler em uma época de certa forma corrida, bastante coisas da faculdade para ler, provas e etc, então acabava deixando a leitura divertida em segundo plano, mas felizmente eu consegui finalizar, foi uma experiência maravilhosa, pois já havia alguns meses que eu não sentia a magnifica sensação de chegar na última página de um livro, aliás, acho que todo mundo deveria experimentar esse sentimento de dever cumprido.
Ah como eu disse Evan Duffield foi o personagem que me chamou bastante atenção, então eu não poderia evitar de imaginar que ator poderia interpretá-lo no cinema e acabei pensando em dois e os escolhidos foram:
 |
Russell Brand e Jared Leto, atores que eu gostaria de ver como Evan Duffield
E claro também pensei na top model Lula Landry e a imagem que me vinha a cabeça era a da também modelo e atriz Naomi Campbell, o que acham?
|
Eu queria uma imagem para Cormoran Strike, mas não me veio na cabeça nenhum ator que pudesse interpretá-lo, alguém já pensou em algum?
Como eu havia dito em outro post, eu ganhei esse livro de amigo oculto no facebook, ganhei a edição em capa dura e achei o trabalho da Rocco maravilhoso, porém o livro é bem delicado, qualquer coisinha a capa marca e descasca, sai lasquinhas, mas o livro é muito bonito mesmo.