Pesquisar este blog

Uma vez a muito tempo, acho que ainda era adolescente eu li algo sobre o fato de que definimos nosso gosto musical e toda nossa preferencia cultura quando somos adolescentes por volta dos 13 e 14 anos e que também que as músicas nos causam um efeito diferente quando somos jovens, se uma música nos marca na adolescência, por mais ruim que ela seja ela irá nos marca para o resto da vida e provavelmente não conseguiremos estabelece mais nenhum vinculo afetivo com outras musicas depois de adultos, confesso que achei bobagem, eu gostava tanto de musica que achava que iria continuar me encantando com coisas novas pelo resto da vida, até esqueci esse assunto, quando vi em um dos seriados que assisto essa questão sendo abordada e achei interessante, porque realmente eu ainda gosto de algumas musicas que ouvia na adolescência e algumas delas me causam sentimentos bons ou nem tanto, mas mexem comigo de alguma forma e eu não consigo mais sentir isso por coisas novas que escuto, gosto de uma música aqui e outra ali, mas nada como antes.

Hoje eu decidi fazer a coluna Estandy Music com canções que me marcaram quando eu era adolescente, músicas que fizeram parte da minha trilha sonora teen, provavelmente vão achar bem estranha, mas era o que eu ouvia, lembrando que a ordem não tem nenhum significado.

Ramones – I wanna be sedated


Eu tenho algo com essa música que eu nem sei explicar, nunca vou enjoar, ela é o toque do meu celular desde que os modelos possibilitaram colocar músicas como toque e desde então eu nunca troquei, Ramones é minha banda favorita e embora eu não escute mais tanto hoje em dia, sempre que vejo alguma referência sobre a banda ou músicas da banda em livros ou filmes eu sinto uma emoçãozinha e não consigo me conter, tenho que mostrar para alguém.

The Outfield – Your Love


Essa música me faz rir quando lembro como e quando eu a ouvia, meu pais tinham um negócio de telemensagens e uma das mensagens tinha essa música como tema e eu ficava no telefone com as minhas primas conversando e ouvindo essa música sempre, mas não tínhamos ideia do nome da música e nem de que banda era, anos mais tarde com a ajuda da internet. Eu sei que essa música já entrou em alguma postagem aqui no blog, mas não poderia deixar ela de fora.


Cyndi Lauper - True Colors

   

Comecei a ouvir Cyndi por influência da minha mãe e essa era a minha trilha sonora de fundo do poço, sempre que eu estava muito triste (maior parte do tempo) eu ouvia essa música e chorava horrores, mas até que era bom, até hoje escuto essa música nas mesmas situações, faz eu me sentir em um super drama. 

CPM 22 - Desconfio

   

Escolher uma música do CPM 22 que tenha me marcado é bem difícil, porque quase todas me fazem ficar nostálgica, CPM 22 era minha banda nacional favorita, eu e minha prima fazíamos de tudo para ir nos show, gastávamos o pouco dinheiro que tínhamos em CD’S, pôster e tudo que tivesse alguma ligação com a banda e ouvíamos as músicas juntas por horas, mas eu sempre gostei muito dessa e por isso foi a escolhida. 

Hateen – 1997 



Conheci Hateen através do CPM 22, as bandas tinham integrantes em comum, na época essa música era o carro chefe deles, eu já não era mais tão novinha, mas estava na fase das desilusões amorosas e adorava uma boa música melosa e essa música era perfeita para o momento e até hoje sinto algo estranho quando escuto, mas parece mais nostalgia. 

Janis Joplin - Summertime

   

Janis Joplin pra mim sempre foi a melhor voz feminina que existe na música, eu conheci Janis ouvindo Summertime e por isso é a música que me vem a cabeça quando se fala nela, acho essa música linda e sempre sinto uma emoçãozinha quando escuto. 

Guns ‘n’ Roses – November Rain

   

Guns é outra banda que eu escutava muito quando tinha meus 13, 14 anos, eu adorava, mas achava “November Rain” perfeita, eu sempre gostei de piano e adorava um solo de guitarra, quando vi o clipe fiquei ainda mais apaixonada pela música, o legal que até minha mãe parava pra ver, ela também gostava e ainda gosta muito dessa música. 

 Marilyn Manson – Mobscene


Marilyn Manson pode causa estranheza na maioria das pessoas, mas eu não posso negar que adoro, gosto até demais das músicas dele, adoro o visual exagerado e tudo que ele faz, Mobscene fez sucesso quando eu tinha uns 13 anos se não me engano, poucas pessoas conheciam ele na minha cidade, lembro que algum amigo que vivia procurando coisas diferentes na época foi com uma camisa do Manson para escola e eu quis saber quem era e ele me falou um pouco sobre e me mostrou essa música, achei meio boba no começo mais depois passei a adorar e ouvir mais coisas dele e desde então Manson entrou para o meu top 10 músicos/bandas favoritas. 

 Legião Urbana – Serenissima 


Legião foi uma banda que fez parte de quase toda a minha adolescência, era a banda favorita da minha prima e ela estava sempre ouvindo e falando da banda e eu meio que me influenciei por ela e ouvíamos também juntas, ouvíamos muito, sabíamos todas as músicas, chorávamos ouvindo algumas mais depressivas e lamentávamos das coisas erradas, eu poderia ter escolhido Clarice que até hoje me deixa emotiva, mas preferi escolher essa que é menos “Down” e me marcou bastante também porque tinha muito a ver com minha personalidade na época e um pouco até hoje, ainda escuto e acho linda. 

Tequila Baby – Velhas Fotos 


Talvez essa seja a mais desconhecida de todas que eu citei, Tequila Baby é uma banda underground com um pezinho na mídia, já fizeram shows com o Marky Ramone e são bastante conhecidos no Sul, eu adoro muito a banda, mas essa música em especial eu sempre gostei muito e acho que é a minha preferida da banda. 

 Vivaldi – Spring/Primavera



Pode parecer estranho essa música estar na lista, mas eu sempre gostei muito de música barroca, não entendo muito do estilo, só sei que agrada os meus ouvidos e isso basta para mim, sempre me encantei pelas composições do “ il prete rosso” e cheguei até a ler algumas obras sobre ele, mas eu não consigo explicar o efeito que essa música tem sobre mim, eu posso estar no pior mau humor do mundo se eu a escuto sinto uma vontade louca de sair por ai fazendo qualquer coisa divertida, eu realmente adoro essa música e sempre ouvi quando queria ficar animada e incrivelmente funcionava todas as vezes, hoje em dia não faço mais isso tão frequentemente mas acho que deveria. 

Eu ouvia muita música quando era adolescente, acho que era melhor coisa que eu tinha naquela fase, eu queria aprender guitarra e ter uma banda, sonhava alto, mas as coisas não saíram como o planejado, eu ouvia muita coisa mesmo, tem bandas que eu nem me lembro mais, teve músicas que eu deixei de fora, algumas por não suportar mais e outras por não me lembrar mais, essas foram as que eu lembrei e que me trazem boas lembranças, algumas bem clichês outras nem tanto, mas todas tem bastante significado, provavelmente mais tarde eu irei lembrar de outras, mas acho que está bom por hoje, se lembrar de outras faço uma continuação, espero que gostem. 

E vocês, quais músicas marcaram a adolescência? Deixem nos comentários.

Não esqueçam do sorteio que está rolando no blog, para participar, clique aqui!

2 Comentários

  1. Aff Legião é puro amor! Essa música então <3 Marcou bastante, pra mim. Sabe uma que também me traz lembranças? My Heart Cant Tell You No, do Rod Stewart!

    Pedras na Janela

    ResponderExcluir
  2. poutz, Cindy Luper *___* sou super fã, desde criança eu escuto. Amo tbm ssa música de The Outfield.

    tem mta coisa boa da sua selecão =D

    http://torporniilista.blogspot.com/

    ResponderExcluir

E você o que achou?