Pesquisar este blog


Chegando ao fim das resenhas da série “O mochileiro das Galaxias” bem a tempo, creio que vou ficar alguns dias sem postar, pois vou viajar, mas já deixei algumas coisas agendadas para esse período, vou seguir com o desafio literário, e já adianto que será o mês mais produtivo desse desafio, pelo menos por agora no começo, pois são temas que adoro, então é isso...

Livro 4 – Até mais e obrigado pelos peixes!
Autor: Douglas Adams
Páginas: 203
Editora: Sextante

Sinopse: Depois de oito anos vagando pelos mais insondáveis cantos da Galáxia, Arthur Dent está de volta à Terra, e tudo parece estranhamente normal.
Todas as coisas estão em seus devidos lugares – sua casa, seu emprego, seu planeta –, e é justamente por isso que ele começa a desconfiar de que, ou ficou completamente maluco e tudo não passou de uma grande alucinação, ou algo de muito mais estranho do que viagens espaciais a bordo de naves alienígenas poderia estar acontecendo.


Comentários:
O quarto livro da série é quase todo ambientado na terra, sim aquela mesma que outrora fora destruída pelos Vogons e ninguém sabe o que aconteceu, muito menos nós meros leitores.
O livro é voltado para Arthur Dent e seus dramas pessoais, ele conhece uma moça tão esquisita quanto ele e o livro gira em torno dos dois tentando descobrir os mistérios que assolam o universo, essa moça é a mesma que teve uma grande revelação no momento em que a terra estava sendo destruída lá no primeiro livro, ela é Fenchurch, uma francesa que tem nome de estação de trem, juntos eles vivem um breve romance, sim eu disse romance, é o livro não é dos melhores, pois fica muito focado nisso, porém tem bastante humor, mas ficou faltando àquelas viagens interplanetárias que sempre acabavam em cenas cômicas.
“Não. Nada de jogos. Ele a desejava e não dava a mínima se alguém percebesse. Ele a desejava, definitiva e absolutamente, queria estar ao lado dela, adorava-a e tinha tantas coisas que queria fazer com ela que não haveria nomes o suficiente para todas.
Chegou a se surpreender dizendo coisas como “Iupi!” enquanto saltitava ridiculamente pela casa.”
O livro volta com as frases de impacto de vez, muitas delas me fizeram rir bastante, ponto positivo, já que é isso que se espera dessa série, humor!
 "um homem foi pregado num pedaço de madeira por ter dito que seria ótimo se as pessoas fossem legais umas com as outras pra variar"
Ford tem seu trabalho de 15 anos “Reconhecido” pela primeira vez, seu texto completo sobre a terra começa a aparecer no guia depois de uma nova atualização e ele também fica surpreso, porque isso significa que a terra ainda está lá.
Marvin? Porra Douglas Adams, porra meu (recuperando a compostura),
Por quê? Não vou entregar o que acontece, mas quero deixar aqui a minha revolta.
Capítulo 25 é a melhor coisa do livro.
“‘Esse tal de Arthur Dent [...] o que é ele, um homem ou um rato? Será possível que não se interesse por nada além de chá e das questões mais amplas da existência? Não tem vigor? Não tem personalidade? Será que, em outras palavras, ele não trepa?’
Os que querem respostas devem continuar lendo. Outros podem preferir pular direto para o último capítulo, que é bem legal e é onde aparece o Marvin.”
Ah nada de Zaphod e Trilliam o que para eu foi um erro do autor, Zaphod era essencial para a série.
 ”Mas essa história de adorar coisas até o último pedacinho muitas vezes era justamente o problema: quando a pessoa ama, muitas vezes a pessoa machuca a pessoa que a pessoa ama... Outro problema é que, quando entravam no clima, muitas vezes iam em frente e machucavam bastante muitas pessoas que outras pessoas amavam também."
Bom eu não tenho muito mais o que falar do livro sem revelar muito da história, então é isso.

Livro 5 – Praticamente inofensiva
Autor: Douglas Adams
Páginas: 156
Editora: Sextante

Sinopse: Situações hilárias, personagens imprevisíveis, descrições poéticas e paisagens surrealistas se mesclam com perfeição, resultando numa trama cheia de suspense, comédia e filosofia. Depois de muitos anos, Arthur Dent, Tricia McMillian e Ford Prefect se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco a vida de todos.

Comentários:
Bom, eis que chegamos ao fim da série, Douglas Adams demorou 13 anos para continuar a série e escrever “Praticamente inofensiva” e por isso o livro tem um ar de desespero, um ar de “vamos acabar logo com isso”, o livro é ótimo, maravilhoso, porém surpreende muito, eu vou tentar não falar muito do que acontece pois é necessário a surpresa dos fatos.
Douglas pirou completamente nesse livro e acho que toda sua loucura se reflet em Ford Prefect que está completamente pirado e conseguindo assim as maiores improbabilidades de toda a série, da para se divertir muito com as maluquices do alienígena.

“– Para cima!
Continuavam parados no mesmo lugar.
– Sobe, sobe, sobe! – Uma lesma estava se preparando para lançar um foguete contra ele. Ford mal podia acreditar. Estava pendurado no ar por uma toalha, com uma lesma se preparando para lançar foguetes sobre ele. Suas possíveis alternativas estavam se esgotando e começou a ficar seriamente assustado.”

Apesar de explicar tudo nesse livro, Douglas deixou algumas lacunas, o que me deixou bastante digamos que irritada, você entende o que aconteceu com a terra e tudo o mais, mas percebe que ele deu uma resumida boa nos fatos e tudo se explica apenas bem no final, ou seja você está lá, faltando pouco mais de 30 páginas para finalizar e ainda não sabe o que aconteceu e o que vai acontecer, mas tudo se explica no final, acreditem.
Descobrimos que o Guia do mochileiro das galáxias é fator importante para conseguir as respostas sobre tudo que aconteceu e quem vai descobrindo isso é Ford, ele que vai juntando as peças do quebra cabeça da forma mais louca possível e conseguindo descobrir o que aconteceu...
Arthur volta para uma dimensão onde a terra não existe, se perde de Fenchurch e volta a busca de um planeta para chamar de seu, e quando ele enfim depois de um acidente em uma nave cujo ele viajava procurando um planeta para habitar ele encontra  Lamuella um planetinha pouco desenvolvido onde ele vira o fazer de sanduiches, (sanduiches feito de besta perfeitamente normal) e está bem, feliz e sossegado, sua vida vira uma bagunça novamente, Trilliam reaparece e joga uma verdadeira bomba em suas mãos, só não posso contar o que é...
Até Elvis Presley aparece na trama, depois de Thor nada melhor do que coloca o rei do rock na trama não acham? Ah e o paradeiro do rei é revelado.
Tricia e Trillian McMillan as duas personalidades se encontram nesse vai e vem de passado e futuro, de dimensões diferentes e deixa qualquer um maluco, acrescento que uma nova personagem aparece na trama e me deixou de boca aberta, Zophod e Marvin não aparecem no livro para a tristeza de todos.
O final do livro me surpreendeu e muito, eu não esperava um desfecho desses para os “heróis das galáxias”, mas foi bom, resolveu tudo e chegou ao fim dessa série que já estava pedindo um fim, a trilogia de cinco vale sim a pena ser lida, eu gostei muito de ter chegado ao fim e assim também ter completado meu desafio, espero que tenham gostado.

7 Comentários

  1. Oi Andy... leia sim A Menina que Roubava Livros, muito bom, na minha opinião.. Eu não li seu post por que em breve vou ler a séria dos Mochileiros.. Estou seguindo seu blog também, obrigada por me achar, ;)

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler essa série ainda. Mas quero muito, é uma das minhas metas de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada sobre essa série, mas sempre ouço falar super bem dela. To ainda mais curiosa.
    Bjss e seguindo seu blog :) Ta lindo!

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Agradeço Linda por ter colocado meu Link em seu blog, mas eu linko o pessoal aqui sem colocar link-me, porque se nao o Blog fica muito pesado. Porque se eu for fazer no seu, vou ter que fazer no de todo mundo. Mas olha, eu vou te linkar junto com os outros Blogs. Se vc aceitar assim tudo bem. Mas se vc não aceitar pode tirar meu Link-me. Só coloca como eu faço e pronto =] ta bom ? Obrigada pelo carinho e espero que continue me visitando. beijinhos Linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    OBS: Dá uma olhada no seu Link-me, porque não está aparecendo Linda...

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Quero muito ler O Mochileiro das Galaxias, parece muito bom. Você fez uma ótima resenha, não exagerando no excesso de informação. Parabéns.
    Quando terminar de ler meus livros - são uns 40 -m vou comprar essa série.

    Beijos,
    Karol!
    heykarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa parceria, aposto que esse livro deve ser muito bom.

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  7. Menina, vou confessar que tenho um pé atrás com essa série, por conta de um filme ruuuim que assisti alguns anos atrás..... E olha que os livros estiveram em promoção na submarino, mas nem dei duas olhadas. Puxa, agora me parece que a coisa é bem diferente da imagem que eu trazia na minha memória....
    Será que um dia crio coragem para lê-la?! Quem sabe, né?! rs...


    Obrigada pela visita!!!

    Bjnhs!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL


    ResponderExcluir

E você o que achou?