Pesquisar este blog

>>> Esse é um dos livros do desafio de Halloween Literário <<<



Informações do livro:
Título: Misery (Louca Obsessão)
Autor: Stephen King
Editora: Suma das letras
Páginas:326

Sinopse:
Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira foi que Annie Wilkes tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkes era perigosamente louca. Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em 'Misery - Louca obsessão', Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo.

Resenha:

Paul Sheldon é o autor de uma série de romances best-sellers que tem como personagem principal Misery (A tipica mocinha que vive um triangulo amoroso), Paul decide encerrar a série e partir para outra, escrever livros de outros gêneros, mesmo sabendo que isso pode não ser bem visto pela critica e os fans, e ao concluir um desses novos livros ele sai de carro bêbado e sofre um acidente, ele é resgatado do Annie Wilkes, sua fan número um e completamente maluca, que ao invés de levá-lo ao hospital mais próximo, decide que sua casa é o melhor lugar para o seu ídolo, o criador da sua personagem favorita.


Quando Paul acorda na casa de Annie ele começa e ver que pode estar bem encrencado, que Annie não tem total controle da sua mente e que as coisas podem e vão ficar bem esquisitas, suas pernas foram praticamente destruídas no acidente, a dor se torna insuportável sempre que o efeito do remédio começa a passar e essa pode ser a maior arma que a moça tem contra ele.



Ele descobrira três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após ter emergido da nuvem escura. A primeira era que Annie Wilkes tinha bastante Novril (na verdade, tinha muitos remédios de vários tipos). A segunda era que ela era viciada em Novril. A terceira era que Annie Wilkes era perigosamente louca.
Paul logo percebe que estava certo, que estava completamente enrascado, as coisas começam a ficar tensas quando Anne lê o rascunho de seu novo livro e não gosta e piora quando ela termina o último livro da série Misery, ela obriga Paul a escrever uma continuação para o livro, uma continuação que ela ache certa e que seja exclusiva para ela, a partir dai é possível ver até que ponto a mente de um psicopata pode chegar, mesmo dizendo amar Paul, Wilkes consegue deixar o protagonista em um estado de humilhação, sofrimento e tortura tanto física quanto psicológica de dar dó.

Depressivos se matam. Psicóticos, acalentados no berço venenoso de seus egos, querem fazer um favor aos outros, levando-os junto.

Paul Sheldon é o retrato da maioria dos autores pressionados pela critica e pelos fans a se superar a cada livro, a escrever o que é esperado, sua liberdade, sua criatividade só vai até onde os leitores permitem ir, pois se ele usa da sua liberdade para colocar no livro tudo que ele deseja, corre o risco de ser duramente atacado e criticado e Anne é o retrato de nós leitores e as editoras, que atacamos, cobramos e queremos que os livros agradem nossos gostos particulares, esquecendo que existe um ser humano por traz da produção desse livro.

É impossível não comparar o protagonista do livro com o próprio autor Stephen King, talvez um Alter ego.

O livro é fascinante e mergulha fundo na mente humana, no limite que podemos atingir em situações extremas, até onde uma ficção, uma paixão por ídolo pode levar, qual o raciocino que um psicopata tem.

Misery conseguiu perturbar meu sono, é um daqueles livros impossíveis de esquecer, que ficam sempre martelando na nossa mente, vale totalmente a pena. 

13 Comentários

  1. Oiee, tudo bem?

    Confesso que não sou fã do King. E, apesar dos vários elogios, não curto esse estilo literário!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto muito de terror, mas adoro a escrita do King, me apaixonei desde o primeiro livro dele que eu li!

      Excluir
  2. andy!!! eu curto demais esse livro, pra mim é o melhor livro que li no ano de 2013 e o primeiro livro do king que eu li, e como você disse "é um daqueles livros que é impossível de esquecer". gostei de você ter tocado no assunto sobre a vida real dos escritores e os seus insatisfeitos leitores. lendo esse livro podemos enxergar muito mais a vida de um escritor e até começar a respeitá-lo mais. sim!

    gabryel fellipe

    ah, já li 2 livros do desafio mas não resenhei nenhum ainda :( mas resenharei. se D-s quiser. rsrs
    parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse também foi o meu segundo do desafio, King é muito bom, quero mais livros dele! kkkkkkkkkkkkkkk

      Eu ainda não ganhei nenhum também! =/

      Excluir
  3. Olá.
    Acredita que eu nunca li nada desse autor? Sim, shame on me. Mas preciso conhecer o trabalho desse gênio, muito em breve quero adquirir algo dele.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que puder leia mesmo, acredito que você vai gostar e muito!

      Excluir
  4. Ainda não li nenhum livro desse autor, mais esse vem chamando minha atenção. O livro parece ser interessante e como você disse é parecido com os autores reais, por esse motivo tenho mais vontade de ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que você vá gostar muito, King Escreve muito bem!

      Excluir
  5. Andy,
    A srta visita meu blog, lê a resenha de Mentirosos e diz que a culpa é minha por você querer ler o livro (Isso é ótimo :3)
    Agora, eu venho lhe visitar e me deparo com essa resenha. NECESSITO DO LIVRO E SINTA-SE CULPADA!!
    Lá no grupo do amigo secreto já adicionei esse livro como desejado. hahaha Eu adoro esse enredo no qual a relação de fã extrapola os limites da sanidade!! Fico louco pra conhecer todas as coisas que ela vai aprontar com ele. Vindo do King tenho certeza que é bom! E cara, lidar com a mente humana é louco e eu tô super interessado!
    Linda resenha! Valeu por me instigar, pena que não posso comprar o livro por agora! hauahsuas

    Beijoos
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá depois)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, foi mesmo culpa sua! kkkkkkkkkkkkkkkk
      Mas agora estamos quites né?
      Olha eu ainda estou começando a conhecer as obras do King e de tudo que já li eu já posso dizer que o cara sabe bem como destruir nossos cérebros, eu adoro esse tipo de leitura que prende e deixa marcas depois, tenho certeza que você vai gostar, Misery é bem intenso vale a pena cada minuto de leitura, tomara que você ganhe ele no nosso amigo secreto! :D

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Esse é um dos livros do autor que pretendo ler, mas estou com pouquíssimo tempo para leituras. É interessante poder comparar o protagonista com o autor. Mas também é engraçado comparar a psicopata com os críticos e fãs delirantes, rs. Apesar de ter ido mais além, o autor tem razão, as pessoas podem ser muito cruéis sem perceber.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a analogia fantástica, pelo menos foi dessa forma que eu interpretei, King foi demais nesse livro, vale a pena ler, você vai gostar!

      Excluir
  7. Adoro os livros do SK e Misery está na minha lista e depois de ter lido a resenha, meu entusiasmo dobrou! Espero gostar quando ler. :D

    Beijos

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

E você o que achou?