Pesquisar este blog

Olá pessoal tudo bem?

No final do mês passado a L&PM enviou um e-mail aos parceiros falando de alguns livros que ainda seriam lançados e nos oferecendo para ler a prova de um deles, lendo as sinopses eu escolhi "Além do tempo e mais um dia" que é a estreia da autora Lu Piras no gênero Sick - Lit (Livros em que o personagem central sobre de alguma enfermidade).

Eu li o livro e agora vou contar para vocês o que achei...


Além do tempo e mais um dia é narrado em primeira pessoa pelo personagem principal Benjamin que tem poliomelite e sofre com o fato de não poder usar suas pernas e estar sempre preso a sua cadeira de rodas, a história começa a ser contada na infância de Ben quando ele ainda tem 12 anos e seus pais decidem que ele deve começar a frequentar a escola, o garoto deseja poder amputar suas pernas defeituosas para poder usar uma prótese que iria possibilitar que ele andasse e fizesse atividades normalmente, então seus pais prometem pensar no assunto caso ele aceite frequentar a escola.

Benjamin começa uma nova experiência ao entrar no colégio, o bullying e o preconceito estão agora mais vivo em sua vida, mas nem tudo é tão ruim assim, conhecer Angelina é um exemplo disso, a garota um ano mais nova que ele passa a fazer parte da sua vida.

Os pais de Ben aceitam que ele faça a cirurgia e então o garoto amputa as pernas e ai começa a sua nova vida, de um garoto que antes só podia assistir seus colegas de classe fazendo suas atividades obrigatórias de educação física ele passa  a ser um garoto correndo atrás do seus sonhos, de ser um atleta e... Ben tem um sonho bem peculiar, bem comovente.

O livro é dividido em fases, o que eu achei legal, mas o que pode causar certa confusão quanto ao publico alvo do livro, ele começa com uma linguagem mais infantil e conforme o personagem cresce a linguagem vai mudando e tornando um livro mais adulto, o que eu achei bem legal, porque você consegue fazer parte da vida do personagem e consegue sentir as mudanças. A parte da infância de Ben foi meio enrolada no meu ponto de vista, mas o livro vai ganhando forma no decorrer da história.

O que eu mais gostei no livro é que apesar de falar de uma doença, de ter um personagem deficiente, a autora conseguiu desenvolver a trama sem apelar para o drama excessivo, o romance segue o ritmo do "vai, não vai" o que me deixa um pouco ansiosa demais, mas o livro foi uma grande surpresa, gostei bastante e recomendo com certeza.





15 Comentários

  1. Olá!

    Nossa, já quero esse livro! Achei a premissa linda e corajosa. Quem, aos 12 anos vai querer amputar as pernas, mesmo elas não funcionando? Gente, quando será lançado, quero muito!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    A proposta do livro parece bem legal.
    É bom ler uma história tocante que não tem tanto apeleo.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Gostei do fato de o livro não explorar tanto a dramaticidade da situação.
    Achei a estória bem legal..


    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto quando apelam muito, então esse foi o ponto forte no meu ver!

      Excluir
  4. Não sei se leria esse livro pois ele não faz muito o meu gênero, mesmo assim, achei interessante ele ser dividido em fases por mais que ele possa confundir um pouco o leitor. Acho que isso é uma coisa que diferencia esse livro de outros né?

    bju
    P.S. também já estou te seguindo.
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  5. Oláá!

    Eu não conhecia o livro mas acompanho a autora nas redes e gostei desse enredo. Estou lendo bastante sicklit e o que mais me interessei nesse pq eu achei interessante o fato da autora não apelar muito para o emocional. Fiquei curiosa com o livro!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Fiquei curiosa pra ler esse livro, pareceu ser bem interessante.
    Gostei do fato da autora ter escrito sem apelar para o drama excessivo, isso é ótimo.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Livros que falam de histórias assim são sempre importantes de serem lidos. Não conhecia nem o livro nem a autora...
    E não sabia da exixtência do gênero Sick - Lit. Curti.

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá !
    Achei a premissa do livro bem interessante ...
    Acho que vou dar uma chance ao livro :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro aparenta ser incrível, pelo descrito. Essa proposta dramática (sem melodrama) já me despertou a curiosidade. Curto livros assim. Pretendo ler.

    http://www.cantinadolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andy!
    Pois é, vc fez uma boa escolha, já eu não consegui curtir muito a minha leitura. Mas pretendo pedir esse quando a L&PM liberar a solicitação da versão final. Gosto da Lu, já até betei um livro dela, e sei que escreve bem. Tomara que eu goste, já que costumo curtir essa pegada sick-lit/superação.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

E você o que achou?