Pesquisar este blog

Em comemoração aos 50 anos do livro britânico Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, a editora Aleph está lançando uma edição comemorativa especial que é super de colecionador! Três artistas foram convidados para ilustrar a obra: o quadrinista e ilustrador britânico Dave McKean (colaborador de Neil Gaiman em Sandman, Mr. Punch e Sinal e Ruído) criou as ilustrações da Parte Um; a Parte Dois ficou a cargo de Angeli – mostrado abaixo – (criador dos inesquecíveis Rê Bordosa, Os Escrotinhos, Bob Cuspe); a Parte 3 coube a Oscar Grillo – artista plástico e ilustrador argentino. Todas as ilustrações foram criadas exclusivamente para esta edição brasileira. O livro inclui, ainda, material extra composto por textos inéditos, a maioria do próprio Burgess.
O lançamento foi  22/11 em todas as livrarias.




Publicado pela primeira vez em 1962, e imortalizado 9 anos depois pelo filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica não só está entre os clássicos eternos da ficção como representa um marco na cultura pop do século 20 . Meio século depois, a perturbadora história de Alex – membro de uma gangue de adolescentes que é capturado pelo Estado e
submetido a uma terapia de condicionamento social – continua fascinando, e desconcertando, leitores mundo afora.
Esta edição especial de 50 anos em capa dura e impressa em duas cores (preto e laranja), inclui:

*Ilustrações exclusivas de Angeli, Dave McKean e Oscar Grillo

*Trechos do livro restaurados pelo editor inglês

*Notas culturais do editor

*Artigos e ensaios escritos pelo autor, inéditos em língua portuguesa

*Uma entrevista inédita com Anthony Burgess

*Reprodução de seis páginas do manuscrito original, com anotações e ilustrações do autor

Compre aqui!



Laranja Mecânica é sem dúvida um dos meus livros preferidos, que originou um dos meus filmes preferidos, achei super legal essa edição e a estou desejando muito, é uma obra fantástica e acho que todo mundo deveria conhecer.
Anthony Burgess escreveu Laranja Mecânica logo após descobrir um tumor cerebral e só lhe restava mais um ano de vida, pensando em como deixar um legado financeiro a sua esposa ele então criou essa obra magnifica, Burgess viveu por mais 33 anos.
Laranja Mecânica foi todo escrito em um dialeto chamado NADSAT, criado pelo próprio Burgess. Esse dialeto foi criado pela ambientação adotada para o livro, que se passa em um futuro próximo,  onde a violência jovem está fora de controle e o governo precisa tomar medidas.
A história toda gira em torno de Alex um jovem transgressor e seus três Druguis (amigos) tosko, Pete e Georgie, eles consomem alguns tipos de drogas conhecidas como velocet, sintemesc e dencrom que são “Servidas” no bar Lactobar Korova que é o ponto de encontro dos jovens, depois de saírem do bar eles vão para as ruas praticar um pouco de ultraviolence.
Depois de algum tempo forma se um motim entre os três amigos para tirar Alex do comando, que é quando tudo começa a desandar na vida dele, ao invadirem a casa de uma senhora (não darei detalhes porque é uma das melhores partes) os druguis armam uma emboscada para Alex e ele acaba preso.
Depois de ter um bom comportamento da prisão e frequentar aulas de religião ele se inscreve para um tratamento experimental A técnica de Ludovico que resultara em um efeito estranho, injetando drogas em Alex o fazendo ter uma reação terrível sempre que pensar em violência,
Alex passou a acreditar que ficara sensível a violência e Beethoven, o que de fato estava. A vida fora da prisão vira um tormento, reencontros com os Druguis e suas vitimas, que não foram nada amistosos, sua família rejeitando-o de uma forma que ele não esperava, sem falar na oposição querendo usar ele contra o atual governo.
Mesmo sendo o típico garoto problema, não tem como não criar uma simpatia por Alex.
Peço desculpa se misturei o livro com o filme, mas já tem alguns anos que li o livro e as memórias do filme são mais vivas, mas acho que consegui passar o que senti lendo essa obra maravilhosa.

4 Comentários

  1. Nunca li, apesar de ter interesse. Mas minha lista de desejados tá grande demais rs.
    A ilustração é linda!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler logo esse livro! Não me chama muito a atenção, mas o povo fala muito dele!!! *.*
    Bjos e bom domingo

    Samantha
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

E você o que achou?