Pesquisar este blog

Título: A Lista Negra  
Autor: Jennifer Brown
Páginas: 272
Ano Edição: 2012
Editora: Gutenberg

Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Pessoas boas que fazem coisas más, pessoas más que fazem coisas boas...
Não tem como eu expressar o que eu realmente sinto sobre esse livro com palavras, eu me emocionei demais... TODO PRECISAM LER ESSE LIVRO.
Não tem como fazer uma resenha desse livro, impossível explicar o que ele fez comigo, impossível continuar sendo a mesma pessoa depois desse livro, IMPOSSIVEL.
Eu vou tentar escrever aqui algo sobre, mas não será nada do que eu estou sentindo de fato, porque isso seria impossível.
A lista negra com certeza entrou para o meu top 10, foi o melhor que li esse ano, sei que falei isso nas duas últimas resenhas que fiz, mas acho que dessa vez é definitivo...
Valerie uma adolescente que de tanto sofrer bullying e problemas familiares cria uma lista em um caderno com tudo que ela mais odeia, ao conhecer Nick ela acha que ele entende o que ela sente, os dois se tornam namorados e compartilham dos mesmos sentimentos, principalmente a raiva de alguns alunos do colégio Garvin que tem prazer em humilha-los com apelidos e brincadeiras maldosas em público, Valerie não percebe, mas Nick tem um plano e no dia 02 de maio de 2008 ele coloca em prática, ele entra na praça de alimentação do colégio e começa a atirar em todos que estavam na lista, Valerie ao perceber o que está acontecendo sai atrás de Nick tentando impedi-lo e acaba evitando que ele mate uma de suas inimigas Jessica Campbell, e toma um tiro na perna.
"Meu Deus” pensei. “A Lista. Ele está pegando as pessoas que estavam na Lista Negra”. Comecei a andar de novo, só que, daquela vez, era como se estivesse correndo na areia. Meus pés pareciam pesados e cansados, era como se alguém tivesse amarrado algo ao redor do meu peito que me impedia de respirar, e ao mesmo tempo, me puxava para trás. ”
Depois de tudo, Valerie tem de lidar com tratamentos psiquiátricos contra sua vontade, investigação policial e voltar a escola e lidar com todos os alunos, a maioria acha que Valerie é culpada e deveria ter morrido junto com Nick.
Eu simplesmente me apaixonei por Valerie, senti toda sua angustia, torci por ela, pela sua recuperação, que ela conseguisse seguir em frente, me emocionei bastante durante o livro todo e também consegui entender as atitudes de Nick (não que eu concorde com elas), mas entendo o que o motivou, Bullying é um assunto bem batido já, mas que deve sempre se discutido, pois atitudes com a de Nick podem e já aconteceram de verdade. Senti tanto ódio do pai da Valerie, que homem idiota, será que ele não vê que ele também tem culpa em tudo que aconteceu?
Para Valerie Nick era apenas seu namorado que gostava de Shakespeare e gostava de falar da morte, alguém com quem ela podia dividir tudo, alguém que ela confiava e podia se refugiar dos problemas, fico imaginando como eu reagiria no lugar dela, como eu me sentiria em acordar em um hospital e saber que a pessoa mais importante da minha vida estava morta, você não consegue parar de ler o livro porque precisa saber como Valerie vai lidar com tudo isso, como ela vai sobreviver a esse novo mundo que ela tem que enfrentar...
Achei que o final deixou um pouco a desejar, esperava algo mais certo para Valerie, talvez um final mais feliz, que pelo menos seu pai enxergasse o que estava fazendo com ela, que passasse a apoiar a filha como a mãe tentava fazer.
Achei o psiquiatra de Valeria parte fundamental da história, gostava muito dos trechos do livro em que ele aparecia. Esperei mais aparições de Bea (não tenho certeza se é esse o nome) ela parecia ser um personagem com muito a acrescentar, mas infelizmente não foi tanto...
Achei sensacional a narrativa em primeira pessoa intercalada com as notícias do jornal, os flashbacks que completavam a história toda.
 O livro da uma super lição de vida, sobre perdão, sobre egoísmo, pontos de vistas e tudo mais, porque muitas vezes não conseguimos ver que de fato quem são as pessoas, porque todo mundo tem algo de extremamente ruim e algo de extremamente bom, muitas vezes escolhemos ver apenas um desses lados e é ai que cometemos alguns erros que podem ser irreparáveis, como no caso de Valerie que escolheu ver apenas o lado bom de Nick e deixou de enxergar o que ele a muita dava sinal de que iria fazer e também de ver apenas o lado ruim de todas as pessoas e coisas que ela listou em seu caderno, da mesma forma que agiram as pessoas que cometeram bullying contra ela e Nick, nunca pararam pra pensar no que eles tinham de bom, nunca viram o Nick que a Valerie e seus amigos conseguiam ver, o garoto inteligente que gostava de livros e só pensavam em criticar, ofender e humilhar, é um tipo de coisa a se pensar.

Mas é isso, está ai um livro que eu recomendo para todos.


3 Comentários

  1. Nossa! Fiquei com vontade de ler, vai pra minha lista de livros, juro!
    Boa noite!
    :*

    http://yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só passando pra avisar rapidinho que dei um selinho pro seu blog! Confere aqui:

    http://estranhomundodaloh.blogspot.com.br/2013/01/meme-ganhei-selinho-versatile-blogger.html

    Sucesso!

    Loh :)

    ResponderExcluir
  3. esse livro parece perfeito , só o preço que não , faz um tempão que eu quero ler graças as resenhas lindas que leio ! Aceito presentes haha

    ResponderExcluir

E você o que achou?