Pesquisar este blog

Olá pessoa, eu deveria ter postado essa resenha a alguns dias atrás, mas estava na casa do meu namorado e ficamos sem internet lá, mas hoje eu trago a vocês a resenha do Desafio literário desse mês, no entanto será meia resenha, o que aconteceu foi que eu ao comprar o livro “Crime e Castigo” do Dostoiesvski não sabia que as edições da Abril Clássicos era dividida em dois volumes e portanto acabei comprando apenas o primeiro volume e ainda não tive tempo de conseguir o segundo, mas em breve eu irei comprar, mas para não deixar o desafio incompleto esse mês, farei resenha da primeira parte que eu li. Então vamos lá.


Informações do Livro:

Título: Crime e Castigo
Autor: Dostoiesvki
Editora: Abril

Sinopse:
Publicado em 1866, Crime e Castigo é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petesburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César e Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para perservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

Resenha:
Ráskolnikov é um jovem russo, estudante universitário que se vê obrigado a abandonar as aulas por falta de dinheiro, o rapaz ainda corre risco de perder sua moradia, porque já tem tempo que não paga seu aluguel. Instigado por uma conversa que ouvirá em um café, Ráskolnikov decide matar uma velha agiota com quem ele penhorou dois itens de família, ele tem tudo em mente e consegue colocar o crime em prática, daí em diante começa seu tormento pessoal, ele se torna vítima de sua própria mente, seus devaneios, seus impulsos em se entregar, tudo acaba deixando ele doente.

Ráskolnikov não se mostrado arrependido do crime, mas sim com medo de ser pego, e ao decorrer do livro você descobre que o que motivou o assassinato não foi o dinheiro, mas sim um pensamento um tanto quanto estranho que ele mantinha, sobre pessoas extraordinárias e ordinárias, as pessoas extraordinárias possuíam o direito de matar e as ordinárias não.

Durante a leitura é difícil decidir se você está torcendo para Ráskolnikov se safar ou não, tem momentos que ele causa empatia e outros você consegue sentir ódio dos pensamentos e atitudes do protagonista.

Fiodor Dostoiévski tenta nos mostrar os vários motivos e consequências de cometer um crime e também a batalha da mente humana em discernir o que é realmente certo e o que não é.

O livro tem vários personagens que vão aparecendo com o decorrer da história, mas o que mais me chamou atenção foi Razumíkin, amigo de Ráskolnikov que está ao lado do protagonista na maioria do tempo, mesmo muitas vezes sendo tratado de forma grosseira e ingrata, ele continua ali, ajudando e defendendo o amigo, tipo de pessoa rara, gostei muito da forma bem humana que ele é colocado na trama, das bobagens que ele fala em alguns momento e depois se arrepende em seguida, acho que ele é meu personagem preferido até agora.

Bom eu gostei muito dessa primeira parte do livro e fiquei bem ansiosa para ler o Volume II e assim que o fizer, postarei aqui minhas considerações finais.


Mês de Julho com clássicos da literatura completado e que venha agosto com os Chick-lit, espero que tenham gostado.

6 Comentários


  1. Olá pode dar uma passadinha no meu blog e ver as novidades ?
    http://musictranslationandmore.blogspot.com.br/
    espero que goste Bjos .

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do autor e sempre quis conhecer mais da literatura russa. Os livros tem aquela super cara de ser a coisa mais difícil do mundo, mas depois de ler você vê que não é nada disso UUAHUHAUHUA.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu quero ler vários clássicos, já que são parte importante da História. Esse parece ser interessante. Vou colocar na minha lista de leituras, mas acho que só lerei quando for um pouco mais velha.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Adoro clássicos!
    Li muitos da Faculdade (cursei Letras) e sou super a favor!
    Não li Crime e Castigo
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Amo os clássicos. Não esse ainda, mas tenho muita vontade. Tenho essa edição também, é muito bonita.

    Fiquei com mais vontade de ler, depois da sua resenha... vai pra imensa fila =/

    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog, é tudo de bom!
    Sucesso sempre!
    Beijos
    http://lahmiche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E você o que achou?