Pesquisar este blog

Blog está meio as moscas eu sei, mas ainda estou sem o meu notebook e estou na casa do namorado esses dias, ainda estou terminando “Crime e Castigo”  mas resolvi dar uma pausa para ler outro livro e gostei bastante.



Informações do livro:

Título: Eu e você
Autor: Niccolò Ammaniti
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 160

Sinopse:

Tímido, anti-social e neurótico, mas também sensível, meticuloso e perspicaz, Lorenzo tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de casa durante a semana branca – sete dias de férias que os jovens têm direito na Itália. Assim, cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia. Em Eu e você, o talento de Niccolò Ammaniti para criar personagens fortemente humanos, pelos quais é fácil afeiçoar-se, e sua capacidade de contar histórias comoventes reúnem-se em um relato sobre mentiras tão pueris quanto inescapáveis, promessas nunca cumpridas e tudo aquilo que se quer, mas não se pode ter. Ou ser. O autor é conhecido por sua escrita corajosa. Em seu primeiro romance publicado pela Bertrand Brasil, Como Deus manda, expôs o mundo dos excluídos, dos marginalizados e dos brutalizados italianos em uma sociedade consumista. Depois, em A festa do século, o autor apresentou a sociedade da vaidade em que as importantes personalidades vivem. Com apenas uma ressalva: não da maneira que elas esperavam.

Resenha:
O livro conta parte da vida de Lorenzo Cuni, um garoto de quatorze anos filho de pais ricos, sua mãe é superprotetora enquanto seu pai é totalmente incompreensível, o que torna Lorenzo um adolescente introspectivo, antissocial e até um pouco neurótico, mas muito inteligente, o maior problema é que o garoto se acha melhor que os demais e por isso acredita que precisa se camuflar e fingir ser como os outros para não sofrer repressão.

Lorenzo consegue levar sua farsa social muito bem, se veste como todos os colegas de escola e imita suas ações, tudo vai indo bem, até que um dia ele vê Alessa uma garota do colégio combinando com outros colegas de passarem uma semana, A semana branca em Cortina, lugar que Lorenzo conhece bem e adora esquiar, porém ele não é convidado e fica apenas imaginando como seria se fosse e ao chegar em casa, sem saber porque ele diz a mãe que foi convidado, sua mãe fica muito feliz e emocionada e é ai que começa a complicar, ele não pode desmentir e acabar com a alegria de sua mãe, então ele tem outra ideia, resolve que ficara escondido no porão de sua casa durante a semana toda.

Lorenzo estoca comida, e na companhia de um Playstation e TV ele cria o lugar perfeito para se hospedar durante a semana de farsa, tudo estava indo muito bem, até que sua meia irmã por parte de pai Olivia aparece e muda tudo, Olivia está com problemas, meio contrariado Lorenzo deixa ela ficar no porão com ele, nesse tempo eles vão se conhecendo melhor, trocando experiências e criando um laço que devido as divergências familiares nunca houve antes.

O livro de Niccolò Ammaniti é de uma delicadeza imensa, a história é bem curta, mas se você se entrega a leitura consegue se emocionar bastante, tudo é bem construído e tem um final surpreendente e comovente, eu gostei muito dessa leitura e eu adoro livros curtos com belas histórias.

Eu descobri que o livro inspirou um filme que foi muito bem recebido no festival de Canes e fiquei curiosa para assistir, se eu conseguir depois faço comentários aqui no blog.

Então pessoal espero que tenha gostado dessa resenha e não esqueçam do sorteio que está rolando, últimos dias para participar viu.

8 Comentários

  1. Eu cheguei a ver o começo do filme, mas quando meu colega disse que havia o livro, parei, pois quero primeiro lê-lo antes de ver ele em telas. Sempre o livro consegue ser dez mil vezes melhor que o filme.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da sinopse e da resenha. Já tinha lido algo a respeito desse livro e gostado. Quer ler!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bem interessante, e faz tempo que tô de olho nele, mas nunca tive a oportunidade de ler. E o autor é italiano. Amo a Itália ^^

    Retribuindo a visita e já tô seguindo :)

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, leitora nova!

    Gostei bastante da resenha e estou morrendo de vontade de ler esse livro. Criei uma conta no blogger anteontem... Pensa na ansiedade da pessoa, descobrindo blogs maravilhosos e livros melhores ainda!

    Tenho que dar um jeito de ler esse livro, tenho certeza que iria gostar! Se eu ler e fizer resenha volto aqui para ler a sua e aproveito e posto o link dela no meu blog, posso? É que ela ficou tão bem feita, rs.

    Boa madrugada!

    Mariana Machado
    lentesdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá :)

    Adorei essa capa.
    A história parece bem interessante, não faz muito meu estilo, mas é algo que eu gostaria de ler.
    Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca havia ouvido falar nem livro nem de filme, mas me pareceu bem legal e fiquei curiosa para ler. A capa é muito bonita.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bastante interessante, e pro filme ter sido bem recebido no festival de Cannes, deve ser excelente!
    Vi que você está lendo Crime e Castigo, e te digo que esse é um dos melhores livros que eu já li! Eu simplesmente amo Dostoievski!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que legal, não conhecia este livro! Gosto tbm de livros curtos com uma boa história mas com tudo bem construído tbm xD
    Adorei sua resenha!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E você o que achou?