Pesquisar este blog

Olá pessoal, hoje eu trago a resenha de um livro que eu já li a alguns anos, mas eu gosto muito e sempre que me perguntam qual livro da rainha do crime eu indicaria eu sempre digo “Assassinato no expresso do oriente” porque é com certeza meu preferido da Agatha Christie.
Informações do livro:

Título: Assassinato no expresso do oriente
Autor: Agatha Christie
Editora: Círculo do livro
Páginas: 199

Sinopse:

Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.

Resenha:

Nesse livro temos o famoso detetive Hercule Poirot que ao retornar de um caso na Síria, embarca no conhecido expresso do oriente em Istambul, porém ele percebe que o trem está cheio demais para essa época do ano, mas felizmente tem seu lugar garantido graças ao diretor da ferroviária o Monsieur Bouc. 

Já no começo da viagem, um homem procura por Poirot apresentando se como Mr. Ratchett ele pede ajuda, pois acredita que está sendo perseguido, mas o detetive recusa a oferta em dinheiro e diz não estar interessado pelo caso. 

Durante a madrugada o trem para por causa de uma tempestade de neve, Poirot ouve alguns barulhos estranhos vindo da cabina de Mr. Ratchett e ao questionar sobre o barulho o detetive recebe a resposta de que está tudo bem, mas ao amanhecer a história muda, chega a informação de que o homem foi assassinado a facadas e a cabina estava trancada pelo lado de dentro. 

Sem escolhas, Poirot se vê “obrigado” a investigar o crime, porém muitas pistas falsas são postadas no intuito de confundir e manter o detetive fora do caminho do verdadeiro assassino, o que faz ele imaginar que o autor do crime já previa sua participação nas investigações. 

Agatha Christie é como sempre maravilhosa. É impossível imaginar qual a solução do crime até que tudo seja esclarecido, você até acredita saber o que vai acontecer na cena seguinte ou como tudo vai se resolver, mas com certeza está enganado. 

Eu gostei muito do livro, da forma como foram colocados os interrogatórios com os passageiros, ficava bastante decepcionada quando eu tinha certeza que já sabia quem era o assassino e Poirot me provava que eu não poderia estar mais errada. 

Hercule Poirot é mais um daqueles personagens geniais, dotado de uma inteligência absurda, pode até ser comparado ao magnifico Sherlock Holmes, mas o que os difere é a forma que usam para solucionar seus crimes, enquanto Mr. Holmes usa toda sua técnica e estudos, Poirot usa seu conhecimento da mente e comportamento humano. 



Talvez minha resenha tenha ficado um pouco vaga, pois já faz mais ou menos oito anos que eu li, eu peguei o livro emprestado de uma amiga e gostei tanto que depois comprei o box com mais duas obras da autora, gosto muito dos livros da Agatha Christie, todos os elogios a ela são poucos, portanto super recomendo esse livro.

Pessoal, não se esqueçam que ainda está rolando sorteio no blog, não deixem de participar clicando aqui.

2 Comentários

  1. Eu tenho esse box, e ainda não li o Cai O Pano

    Devo dizer que nao gostei do Assassinato. Achei muito parado, sabe?! E a resolução do caso achei meio forçado (inteligente, mas forçado)

    Já o outro desse box, O Natal de Poirot, foi bem melhor, esse sim eu gostei bastante (apesar de que queria que o fim tivesse um pouco mais de agitação)

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/ (comenta lá ^^)

    ResponderExcluir
  2. Agatha é DIVA e isso todos sabem :3
    Li apenas um livro dela, mas só para constar, fiquei apaixonada. Espero poder ler mais e mais livros da autora.

    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E você o que achou?