Pesquisar este blog


Informações do Livro:

Título: Garota, Interrompida
Autor: Susanna Kaysen
Editora: Única
Páginas: 189

Sinopse:



Não saber o que quer ser não é uma opção.

Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era algo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é a sanidade? Garotas interrompidas.


Resenha:

Tudo começa no anos de 1967 quando Susanna Kaysen é internada "voluntariamente" no hospital psiquiatrico McLean após tentar suicídio com aspirinas, seu psiquiatra disse que ela ficaria apenas algumas semanas, mas essas semanas se estenderam por dois anos.

O livro é uma visão biográfica da autora ela relata sua vida no tempo que passou dentro do hospital, ela foi diagnosticada com distúrbio de personalidade limítrofe, mas ela nem sequer entendia bem o que isso queria dizer.

Susanna conhece outras meninas que estão internadas na sua ala, e relata o que sabe sobre elas, o motivo que levou cada uma delas a estar naquele lugar, Lisa é a que mais chama atenção, dona de uma personalidade forte, ela consegue transformar a "estadia" de Susanna menos tediosa, porém é notável que a garota tem sérios problemas. Devido a época em que a moça passou por isso, os tratamentos ainda eram pouco eficazes mesmo se tratando de um local renomado, onde grandes nomes passaram por lá ainda sim era espantoso a forma como lidavam com problemas que hoje são vistos de formas mais simples e tratamentos muito menos brutais, com o tempo as internas acabavam se tornando vegetais e ela presenciou muito isso dentro da clinica.

Susanna foi taxada de promiscua por seus médicos devido ao fato de ter relatado algumas experiências sexuais, inclusive com seu professor, mas ao meu ver Susanna não era uma garota que precisasse estar internada, ela tinha problema psicológicos sim, estavam passando por uma fase que todos cobravam dela uma postura qual ela não queria assumir, queriam que ela decidisse o que faria da sua vida e ela se sentia jovem demais para saber disso, isso acontece até hoje com a maioria dos jovens, mas naquela época o mais certo a se fazer era mascarar o que se sentia e engolir a vida que lhe enfiavam, mas a garota não suportou isso e acabou tendo uma pequena parte da sua vida interrompida e nesse livro podemos ver e até mesmo sentir como foram esses dois anos que a autora passou no hospital psiquiátrico.

Trata-se de um livro pequeno, porém muito intenso, depois que terminei de ler eu senti interesse em assistir o filme e confesso que tirando as interpretações de Winona Ryder e Angelina Jolie o filme é bem morno se comparado ao livro, mas isso é normal né, nos leitores já estamos acostumados.

6 Comentários

  1. Depois que vi o filme, fiquei louco pra ler esse livro, mas infelizmente não tive oportunidade. E se vc disse que o filme (que eu acho sensacional) é meio morno comparado ao livro, imagino então que o livro deva ser incrível e to bem mais ansioso

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu havia ouvido falar do filme antes de sequer saber que tinha livro.
    Confesso que pela capa, o livro não chamou minha atenção, mas após ler sinopse e resenha, minha curiosidade aumentou! Quem sabe eu dê uma chance a esse livro.
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? *_*

    Eu amo esse livro! Também achei muito intenso... Um dos pontos que fez com que eu adorasse ele, é que é a história da autora, entende? Então, realmente aconteceu essa loucura hahaha Eu também fiquei curiosa com o filme depois de ler, mas ainda não tive oportunidade.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro e nem assisti o filme, mas morro de vontade. Deve ser incrível!!! Quero assistir e ler em breve ^^

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Essa semana me indicaram esse livro ainda não tive tempo de comprar mas vou ler sim em breve

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  6. Olá. Eu já tinha ouvido falar bastante desse filme, mas não cheguei a assistí-lo. O livro tem uma história bastante intensa !!! Me lembrei do filme biografia do Paulo Coelho, que assisti nesse ano, que contava que ele havia sido internado 2 vezes numa clínica psiquiatríca na adolescência por motivos bem parecidos . Fiquei curiosa em ler o livro, ótima resenha !!!

    Bjs e até mais !

    ResponderExcluir

E você o que achou?