Pesquisar este blog





Informações do livro:

Título: A revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia da Letras
Páginas: 112



Sinopse:


Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.



Resenha:

Eu ganhei A revolução dos bichos de amigo secreto de final de ano no grupo Devoradores de livros e quem me tirou foi a Anita Furlan, adorei, confiram agora o que eu achei do livro.




Os animais da Granja Solar, cansados de servirem ao seu dono em troca de uma vida triste e sem perspectiva resolvem, após serem instigados pelo Major, um porco ancião, que deveriam fazer uma revolução, tomariam a fazenda e posteriormente aniquilariam a especie humana e assim tomariam conta do mundo, a ideia inicial deu certo, eles conseguiram tomar posse da granja, expulsaram o Sr. Jones "O dono" da fazenda e tomaram conta, estipularam regras que garantiam que nenhum bicho jamais seria oprimido novamente, que todos teriam alimentos e trabalhariam apenas para servir eles mesmos, tudo parecia um sonho e logo a noticia se espalhou pelos arredores da Solar que passou a se chamar Granja dos Bichos.


Os porcos eram os animais mais inteligente e logo tomaram a liderança das coisas, representados por Bola-De-Neve e Napoleão, Bola-De-Neve era uma animalzinho simpático que se esforçava para o bem de todos os outros animais, trabalhou duro na sua ideia do moinho que iria melhorar a vida dos bichos e ainda iria diminuir o trabalho, proporcionando assim mais lazer, no entanto Napoleão estava sempre indo contra suas ideias e tramando contra ele, até que conseguiu expulsa-lo da granja e dessa forma tomar o poder só para ele.

A partir do momento que Napoleão tomou frente as coisas começaram mudar aos poucos, a palavra camarada começou a ser usada com frequência entre os bichos para se referir ao porco "Camarada Napoleão" (Isso não soa familiar?), mas sem que os bichos dessem conta, uma ditadura foi instalada, tudo estava diferente de quando começou, os ideais foram deturpados e eles já não tinham mais certeza se eram felizes.



O livro é todo escrito numa linguagem bem simples, beirando ao infantil, mas a mensagem que vem por trás é bem interessante, os animais pecaram por excesso de confiança em seus lideres, se deixaram enganar por um porta voz preparado para iludir e assim toda a liberdade que buscaram quando fizeram a revolução foi tomada por culpa deles mesmo, por acreditarem em tudo que lhes foi dito.

O livro é bem pequeno, eu li em uma madrugada e gostei da forma leve que uma critica desse teor foi feita, imagino que na época que o livro foi publicado, deve ter sido um belo tapa na cara da sociedade. O mais interessante que muito do que aconteceu na história, se encaixa ainda nos dias de hoje, a forma como a população fecha os olhos para os abusos que o governo comete, como se deixa levar por frases feitas e discursos bonitos, recomendo a leitura a todos.

21 Comentários

  1. Não conhecia o livro, mas adorei!
    os 10 amndamentos me fizeram rir demais...deve ser um livro super divertido.
    Já que disse que a linguagem é meio infantil, vou comprar pro meu filhos e aproveitar pra ler tbm claro, rsrsrsrs.

    http://www.detudopouco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom sim e engraçado, porque muitas vezes no vemos nas atitudes dos animais, vale a pena ler!

      Excluir
  2. Oii...

    A Revolução dos Bichos é muito bom mesmo, além de ser uma tema bem atual.
    Adorei sua resenha e as imagens utilizadas, parabéns!
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, o tema realmente é ainda bem atual, infelizmente

      Excluir
  3. Olá,
    Ainda não li A revolução dos bichos, mas algumas pessoas da minha escola, por exemplo, comentam que tiveram que ler quando eram pequenas, no fundamental I e depois no fim do fundamental II ou no início do ensino médio e comentam que na segunda leitura assimilaram muito mais as coisas e perceberam a crítica, gostaram mais do livro por isso. Adoro esse tipo de enredo simples que trás uma grande mensagem e crítica subliminar, quem sabe eu não o leio esse ano? Adorei que você colocou as imagens, acho que a última exemplifica tudo!
    Beijos,
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, embora a linguagem seja simples, é preciso uma certa maturidade para entender a crítica subliminar, gostei muito dessas imagens, infelizmente não achei a fonte delas!

      Excluir
  4. Esse livro foi meu primeiro contato com o autor. Sobre o Geoger Orwell, só posso dizer que ele é sensacional! Assim como suas obras.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o meu primeiro contato também, agora eu quero ler 1984 espero que seja tão bom quanto esse, mas não sei bem o que esperar, por abordar um tema distopias, eu fico com o pé atrás!

      Excluir
  5. Oi Andy

    Esse livro é simplesmente fantástico. Eu o considerei uma das melhores leituras de 2015. É um livro que foi escrito há tanto tempo, mas que tem uma crítica muito atual. Tudo que aconteceu na granja eu consegui visualizar na vida real. Quero ler mais livros do George.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive essa sensação, vi coisas do nosso governo ali na granja, vi como muitas vezes somos idiotas e nem nos damos contas, uma ótima lição, acho que deveria ser leitura obrigatória no ensino médio!

      Excluir
  6. Tô louco para ler esse livro...
    Parece ser mto bom ^^

    Adorei a resenha Andy ^^
    ~ Matt the King ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é sim muito bom, fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  7. Olá Andressa tudo bom?
    Comprei esse livro no início de 2013 e até hoje ele está parado na estante, mas confesso que não sei o por que. Todo mundo fala super bem dele e ele é super fino, ou seja, sem motivos para procrastinar a leitura, mas eu ainda consigo hahaha.
    Abraços ^^
    Brigada Paralela

    Acho que fico com receio de ir com muita sede ao pote e não curtir a leitura, sei lá... quem sabe agora em 2015 a leitura não vai pra frente né?
    Abraços ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo você, embora eu não saiba porque, as vezes faço o mesmo, talvez receio de ler algo que a maioria tem uma opinião positiva e eu talvez venha a não ter, mas tem que arriscar né?

      Excluir
  8. Oie Andy!

    Sempre ouvi falar muito bem desse livro, mas imaginava que fosse imenso e tivesse uma leitura complexa. Sua resenha foi decisiva para que eu me determinasse a ler o mais cedo possível! Ainda não acredito que são só 112 páginas!
    Tem post novo no Me Livrando. Aguardo com prazer sua visitinha. Já estou seguindo você.

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é pequeno e tem linguagem simples, mas não se engane, é um grande livro em vários aspectos, vale muito a pena!

      Excluir
  9. Adorei a resenha *.*
    Muito boa, parabéns!!

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  10. Eiiiii! Amei sua resenha! Estou maluca pra ler alguma coisa do George Orwell, espero que este seja a minha primeira leitura... <3

    Um beijooo, http://blogfloreando.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, esse seria o ideal para começar com o autor, pelo menos eu acho!

      Excluir
  11. Achei bem interessante. Eu já tinha visto esse livro quando tinha ido comprar alguns pra mim. A capa chamou minha atenção, mas fiquei receosa em relação a história. Já que você gostou, vou dar uma chance a ele hehehehe
    Já curti e segui o seu blog ^^
    bjs
    |A Beautiful Lie|

    ResponderExcluir

E você o que achou?