Pesquisar este blog



Informações do livro:

Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Páginas: 463
Editora: Suma das letras

Sinopse:

A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Resenha:

É muito difícil falar de clássicos, todo mundo já está cansado de saber do que se trata, muitos já leram e tem uma opinião já formada, mas decidi mesmo assim, falar aqui sobre o que eu achei do livro "O Iluminado".

Jack Torrance é uma pai de família em decadência, perdeu seu emprego devido ao seu desiquilíbrio emocional, tem problemas com o álcool e um passado que vira e meche lhe atormenta, mas mesmo assim ele se sente na obrigação de manter as coisas em ordem, e ele se vê diante da ultima chance de consertar as coisas, a última chance para salvar sua família da desgraça e essa chance vem em forma de uma vaga de zelador do hotel Overloock que durante o inverno e forte nevasca fica fechado e precisa de cuidado pois tem uma caldeira que se esquentar muito, pode mandar tudo para os ares, então ele, sua esposa Wendy e seu filho Danny partem com ele, para ficarem durante um inverno inteiro confinados no lendário hotel.


O hotel esconde grandes mistérios, seu passado tem muitas histórias que deveriam ficar no passado, mas que estão mais presentes do que se pode imaginar, de certa forma o hotel tem vida, mas o mais estranho de tudo é o fato do antigo zelador ter assassinado sua família e depois cometido suicidio, sem possível motivo aparente, acredita se que o confinamento o fez enlouquecer.

Danny Torrance é uma garotinho "especial" ou melhor dizendo "Iluminado", ele pode ver algumas coisas, prever outras, um poder muito forte para uma criança tão pequena, que não sabe muito sobre a vida ainda, seus pais sabem que ele é diferente, mas não entende exatamente o que acontece, por isso ele é o único que sabe dos mistérios do hotel, o cozinheiro Holloran Dick sabe do poder do menino e antes de abandonar o hotel o alertou sobre tudo.



King abordou o sobrenatural e o psicológico de forma primorosa, no começo é difícil saber diferenciar se as atitudes de Jack são motivadas pelo seus traumas ou se é o hotel que está exercendo algum poder maligno sobre ele, com o desenrolar da trama fica visível o que realmente acontece.

Eu assisti o filme a muitos anos, bem antes de ler o livro posso afirmar que são duas histórias diferentes, o filme é fantástico, mas o livro consegue ser infinitamente melhor, os personagens do livros são muito mais complexo, no filme temos uma Wendy completamente peso morto, que só serve para dar trabalho e chorar, já no livro temos uma mãe corajosa, personagem muito mais ativo, Jack Torrance deixa de ser apenas o vilão do livro e se torna um personagem com uma grande história, confesso que senti muita pena dele no livro, no meu ver ele não passa de uma vitima perturbada.



O poder de Danny faz com que ele passe por experiências horríveis dentro do hotel, sua curiosidade o coloca em risco várias vezes o que me deixou sem fôlego inúmeras vezes, senti muito medo em alguns momentos, fiquei com o coração na mão em outras.

Depois de ler "O Iluminado" eu entendi o porque de ser considerado um dos melhores livros do Stephen King, com certeza um livro fantástico, assustador e intrigante. Recomendado!

PS: Em 2014 foi lançado aqui no Brasil a tão esperada continuação do livro, intitulada "Dr. Sono" que conta o que aconteceu com o menininho Danny depois da sua estadia no hotel Overlook.

7 Comentários

  1. such a old good movie
    lets follow each other! just let me know and I will follow back :)

    - www.angelaah91.blogspot.nl

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andy! Tudo bem?
    Nunca li nada do Stephen (ainda) :/
    Mas me interesso muito !
    Adorei sua resenha.
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephen King é muito bom viu! Recomendo!

      Excluir
  3. Eu morro de medo desse filme, então sempre passei longe! Mas entendo isso que você falou sobre livro e filme serem estórias distintas. Tanto que Stephen King não gosta da atuação de Jack Nicholson, pois diz que ele focou muito na psicopatia e o sobrenatural, que o foco real do livro, ficou completamente menosprezado. Quem sabe algum dia eu crie coragem? Hehehehe
    Ótima resenha! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme não tem nada de assustar (Palavra de bundona mor) eu já assisti várias vezes e nunca fiquei com medo, mas o livro mexeu comigo viu, mas valeu muito a pena!

      Excluir
  4. Oi Andy, tudo bem?
    Gostei bastante de sua resenha. Ainda não li NADA do Stephen King, da pra acreditar? Ele parece ser um escritor fantásticos com livros excelentes, eu adoraria ter a chance de ler qualquer coisa dele, e espero ter essa chance logo.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Andy, td bom?
    Passando p/ dizer que curti seu blog, parabens!

    Iai, pensa em ler Dr. Sono? São histórias um pouco diferentes (afinal foram escritas em décadas diferentes), mas não deixam de ser boas...

    Já sobre o Iluminado, gostei dos 3 personagens, o Jack, a Wendy (bem melhor do q a do filme do Kubrick) e o Danny, e gostei muito do cozinheiro, o Dick.

    Também "resenhei" o iluminado e o dr. sono, e confesso que prefiro o iluminado... <3

    ResponderExcluir

E você o que achou?