Pesquisar este blog




Informações do livro:

Título: A menina que tinha dons 
Autor: M.R Carey 
Editora: Rocco - Selo Fábrica 231 
Páginas:383


Sinopse:

A Menina Que Tinha Dons - Cultuado autor de quadrinhos e roteiros da Marvel e da DC Comics, entre eles algumas das mais elogiadas histórias de X-Men e O Quarteto Fantástico, o britânico M. R. Carey apresenta uma trama original e emocionante em sua estreia como romancista com A menina que tinha dons, lançamento do selo Fábrica231. Aclamado pela crítica, o livro se tornou um bestseller imediato na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos ao contar a história de Melanie, uma menina superdotada que faz parte de um grupo de crianças portadoras de um vírus que se espalhou pela Terra e que são a única esperança de reverter os efeitos dessa terrível praga sobre a humanidade. Uma comovente história sobre amor, perda e companheirismo encenada num futuro distópico.

Resenha:

A trama se desenrola em um cenário pós apocalíptico, já faz mais de 20 anos que um fungo se desenvolveu e atacou a maior parte da humanidade, o ophyocordyceps transformou os seres humanos em criaturas famintas.

Em uma base militar usada para estudos, são mantidas crianças "especiais" elas possuem uma característica diferente, e entre elas está Melanie, uma garotinha de 10 anos muito inteligente e que adora os livros e as histórias das Divas Gregas, ama toda a mitologia e ama mais ainda a professora Justineau, o único problema é que Melanie passa a maior parte do seu tempo presa em uma cela, quando a permitem sair para estudar é amarrada em uma cadeira de rodas que limita todos os seus movimentos, Melanie não sabe o porque fazem isso com ela, mas ela não se importa, pois é a única forma de vida que ela conhece, ou conhecia, até que um dia sua base é atacada por rebeldes que não aceitam as ordens do governo, eles tomam conta de tudo.


Melanie consegue escapar junto com sua professora Justineau, a cientista maluca Dra. Caldwell, o sargento Parks e o soldado Gallagher e eles forma o cliché da sobrevivência, e isso que eu achei uma das maiores sacadas do autor, ele usou de forma diferente os típicos personagens que sempre aparecem em tramas de sobrevivência, o valentão com atitudes heroicas e que quer tomar a frente de todas as situações, uma pessoa com qualidades super protetoras, o tímido e medroso tentando provar sua capacidade, o personagem com desvio de caráter e a criança vulnerável, só que ele colocou tudo isso disfarçados em personagens com características diferentes do comum, eu vejo que todos são uma dualidade e conforme as coisas vão se complicando eles vão se mostrando mais. A personagem da Dra. Caldwell embora encarne a vilã, conseguiu me conquistar, porque mesmo fazendo algumas coisas erradas, ela não estava agindo por um bem próprio, como costuma ser, nem pelo dinheiro e nem por nada além da descoberta da cura ou resposta, ao contrário da professora Justineau que era boa apenas porque tinha conflitos com o seu passado, até Melanie que é completamente ingênua, fez algumas coisas que me deixaram com certa dúvida sobre ela, inclusive eu fiquei tão encucada com a personalidade dela que eu fui encher o saco do autor pelo Twitter.
.
Não vou mostrar minha pergunta, porque pode ser spoiler, se quiserem ver, olhem no meu Twitter

O que eu mais gostei na trama que pela primeira vez eu vejo uma explicação palpável para um apocalipse zumbi ou coisa do tipo, no decorrer do livro a cientista vai explicando como tudo aconteceu e como o fungo ophyocordyceps age dentro do cérebro do infectado, isso chega ser até assustador, porque para quem não sabe esse fungo já age nas formigas tomando por completo o controle delas.



Quando eu comprei o livro eu não sabia exatamente do que se tratava, eu queria apenas um livro novo, porque eu estava lendo muitos clássicos e estava sentido falta de ler algo mais jovem e atual, pelo título e capa eu imaginava um trama bem diferente, mesmo porque eu fujo de histórias apocalípticas e distópicas, mas esse livro foi uma surpresa maravilhosa, eu me encantei desde o começo e fiquei pensando no final por dias, foi uma das minhas melhores leituras desse ano até agora e eu super recomendo!









Sobre o filme

O filme começara a ser rodado já agora em maio, será dirigido por Colm McCarthy, o mesmo de Sherlock e Doctor Who e já foram confirmados no elenco as atrizes Glenn Close, Gemma Arteton e Paddy Considine, o roteiro será assinado pelo próprio autor do livro M.R Carey e o filme receberá o nome de "She Who Brings Gifts"



Elenco já confirmado Glenn Close, Gemma Arteton e Paddy Considine
Eu confesso que fiquei bastante ansiosa com essa notícia e não vejo a hora do filme ficar pronto, acredito que com essa trama não tenha muito no que eles errarem nas filmagens, acredito que possa sair uma obra fiel ao livro, pelo menos assim espero.

Alguém aqui já leu o livro e está ansioso pelo filme?

10 Comentários

  1. Oi Andy!
    Estou morta de vontade de ler esse livro!
    Se vai virar filme, vou ter que correr para ler antes.
    Gostei da forma como você expôs ele e fiquei empolganda quando você disse ser uma das melhores leituras do ano!
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, se puder leia mesmo, porque é sensacional!

      Excluir
  2. Oi Andy, tudo bem? Estou amando distopias desde... Sempre! kkkk E o livro parece ser bom. Eu gosto de livros que me fazem pensar por vários dias... Só não valem aqueles que fazem você ficar depressiva. kkkk Bjs

    Participe do sorteio de primeiro aniversário:
    http://folheandominhavida.blogspot.com/2015/04/promocao-um-ano-de-folheando-minha-vida.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu não asou adepta das distopias, pós apocalíptico até que vai, mas esse é maravilhoso demais!

      Excluir
  3. Quero muito ler esse livro, só não $$posso$$ no momento hahaha, amei a resenha.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então quando $Puder$ leia porque vale muito a pena!

      Excluir
  4. estou lendo o livro nesse momento e me parece ser bom mesmo, nao sabia que iria ter filme mas agr me deu mais vontade de ler o livro ainda!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei até que feliz em saber que vai ter filme, acredito que não tenha muito como estragar, então por isso estou animada!

      Excluir
  5. Já tinha ouvido falar muito sobre esse livro, mas não fazia ideia do que se tratava. Por tudo que você falou parece ser uma história incrível e eu leria com certeza! Acho muito legal essa história de crianças super dotadas, é algo muito interessante.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia quando puder, você vai adorar, é muito bom mesmo!

      Excluir

E você o que achou?