Pesquisar este blog


Informações do Livro:

Título: O Fim de Todos Nós
Série: Fallen World
Autora: Megan Crewe
Editora: Intrínseca
Páginas: 272

Sinopse:

Kaelyn acaba de ver o melhor amigo partir. Ela tem dezesseis anos e voltou agora para a ilha onde nasceu, depois de um período morando no continente; ele está fazendo o caminho inverso, para estudar fora. O que sentem um pelo outro não está muito claro, ela o deixou ir embora sem nem mesmo dizer adeus, e a última coisa que passa por sua cabeça é nunca mais vê-lo. Mas, pouco tempo depois, isso está bem perto de acontecer. A ilha de Kaelyn foi sitiada e ninguém pode entrar nem sair: um vírus letal e não identificado se espalha entre os habitantes. Jovens, velhos, crianças - ninguém está a salvo, e a lista de óbitos não para de aumentar. Entre os sintomas da doença misteriosa está a perda das inibições sociais. Os infectados agem sem pudor, falam o que vem à mente e não hesitam em contaminar outras pessoas. A quarentena imposta pelo governo dificulta as pesquisas em busca da cura, suprimentos e remédios não chegam em quantidade suficiente e quem ainda não foi infectado precisa lutar por água, energia e alimento. Nem todos, porém, assistem impassíveis ao colapso da ilha. Kaelyn é uma dessas pessoas. Enquanto o vírus leva seus amigos e familiares, ela insiste em acreditar que haverá uma salvação. Caso contrário, o que será dela e de todos?

Resenha:

Quando eu comecei a ler "O fim de todos nós" eu pensei que fosse me deparar com mais um apocalipse zumbi e como eu estava na vibe desses livros pós apocalípticos, mergulhei de cabeça, mas encontrei um cenário bem diferente do que eu imaginava.


Nessa trama a autora trabalha algo mais perto do real, uma epidemia viral que está matando as pessoas de uma uma ilha próxima a Toronto, Kaelyn é uma adolescente tentando se readaptar no local que já havia morado antes, mas agora se sentia uma estranha, sofrendo pela perda de uma amizade e por isso ela decide registrar em seu diário sua tentativa de inserção naquele local, ela dedica seus escritos ao seu ex amigo Leo e pretende reencontra-lo para pedir desculpas e dessa forma o livro segue como se fosse o diário da garota.

Enquanto Kaelyn tenta aos poucos conseguir ser uma nova pessoa, ela percebe que algumas pessoas estão se comportando de forma diferente, inclusive o pai de uma de suas amigas mais próximas, ao relatar o que percebeu ao seu pai que é cientista e médico, ele aconselha ela a ficar em casa e tomar alguns cuidados, mas conforme os dias vão passando as coisas vão piorando e mais pessoas vão parar no hospital com os mesmos sintomas e as mortes começam inevitavelmente a acontecer e então o governo decide deixar a cidade em quarentena ninguém entra e ninguém sai e então o caos se instaura.
  
Megan Crewe resolveu trabalhar em cima de algo bem próximo do que já vivenciamos recentemente com o ebola e outras doenças fatais, isso é o ponto mais forte do livro na minha opinião, embora a parte cientifica não seja bem explicada.

O livro é escrito em primeira pessoa e o que eu achei que foi um erro, pois nas cenas tristes e emocionantes eu não consegui compartilhar dos sentimentos dos personagens, as descrições foram um tanto quanto superficiais, mas gostei da maioria dos personagens, a protagonista é inteligente, mas sem aquela coisa de ser heroína, embora as vezes eu tenha achado que ela se arriscou por bobagem ainda sim gostei dela.


Infelizmente a autora seguiu a formula fatídica de George R. R. Martin que está na moda e não poupou muitos personagens do final trágico, o que já era previsível com o título do livro, mas foi um pouco exagerado no meu ponto de vista ainda mais que não foi bem trabalhado a parte da emoção, mesmo porque como já mencionado o livro é escrito em forma de diário, então ficaria realmente difícil expressar todas emoções assim.

Eu não sabia que se tratava de uma trilogia quando comecei a ler e muito menos que os  outros dois ainda não foram lançados no Brasil, do contrário teria esperado mais para ler, pois o final foi bem vago e deixou muitas pontas para o próximo livro, espero que não seja descontinuado.

Concluindo, o livro é bom apesar de algumas falhas ainda sim recomendo.

4 Comentários

  1. Adorei a sua resenha ...
    Nossa ! Fiquei super interessada no livro , eu ainda não o conhecia e agora estou louca para ler .
    A intrínseca sempre tem ótimos lançamentos , né?

    ResponderExcluir
  2. Estou namorando esse livro a um tempo, mas só pela premissa, pois nunca tinha lido nenhuma resenha. Acho que vou esperar mais um pouco então pra ver se vão lançar as continuações aqui no Brasil já que o primeiro não tem uma conclusão muito boa!

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Super me interessei pelo livro :) Achei o enredo bem legal.

    Te indiquei pra uma tag,espero que aceite :D
    Link da tag:http://nescacristina.blogspot.com.br/2015/06/pessoasfaz-um-tempao-que-eu-nao-posto.html

    ResponderExcluir
  4. Olá Andy,

    Não conhecia esse livro, achei interessante, apesar das ressalvas....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

E você o que achou?