Pesquisar este blog


Informações do livro:

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

Sinopse:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. 


Resenha:

Eu acho sempre muito difícil falar de livros que estão em alta, ainda mais quando a minha opinião vai contra a da maioria, essa resenha vai ser vem parcial e provavelmente vai fugir bastante ao que costumo escrever aqui, mas é porque esse livro me incomodou muito.

Obs: Essa resenha só fará sentido para quem já leu o livro.

Louise é uma mulher de 26 anos acomodada com a rotina, sem ambições ou perspectivas de vida, mas sua vida começa a mudar quando ela aceita o emprego de cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor que após um acidente ficou preso em uma cadeira de rodas sem conseguir fazer nada sozinho, a mãe de Will resolveu contratar Louise mesmo sem experiências porque precisava de alguém que fizesse seu filho se sentir melhor e que conseguisse devolver pelo menos em parte sua vontade de fazer as coisas.

Louise é a tipica personagem que precisa o tempo todo que as pessoas falem para ela o que ela precisa fazer, precisa sempre de alguém incentivando ela a não desistir das coisas e seguir em frente, Will por outro lado se mostra uma pessoa no meu ponto de vista bastante egoísta, ele sofre com a sua situação atual e não poupa esforços para fazer todo mundo ao seu redor se sentir culpado, ele não enxerga os esforços de todos ao seu redor para tentar tornar tudo menos pior, é compreensível que alguém que antes era super ativo e tinha o mundo aos seus pés e depois perde tudo isso, sofra e sofra muito, mas não consigo entender o fato dele ser tão egoísta, enquanto Lou se esforçava para mostrar a ele que ainda existia coisas boa na vida, ele só reagia com hostilidade e muito mau humor, mas quando ele queria que ela assumisse alguma postura, que ela fizesse algo que ele julgava o ideal para ela, ele acabava se impondo e obrigando que ela o fizesse.

Eu acredito que se você não pretende oferecer algo para alguém, não deve tirar dela o que ela já tem, mesmo que para você aquilo não pareça o ideal, e foi isso que Will fez quando se mostrou insatisfeito com o relacionamento de Louise e Patrick, quando ele demonstrou não gostar dela ir morar com ele, pra depois dizer que o amor dela não bastava.

Para muitas pessoas pode parecer uma linda história de amor, que no final mesmo triste, tudo se acertou, mas eu não consigo enxergar dessa forma, eu só consigo enxergar o egoismo de Wiil Traynor que primeiro se mostra um cara amargo com a vida e disposto a contaminar a todos com esse sentimento e que depois se envolve com a garota insegura e acomodada que segundo ele, precisa dar outro rumo a vida dela, porém ele mesmo não está disposto a fazer parte desse novo rumo mesmo quando ela deixa claro que deseja que ele faça parte.

Eu não gostei da morbidez do livro, você chega ao final sem nenhuma ideia boa daquilo, mostrou totalmente o lado negro de uma condição, de uma deficiência, quando na verdade as coisas não são exatamente assim, uma pessoa pode sempre escolher entre ser a vitima de uma situação ou dar a volta por cima e tentar encarar tudo da melhor forma, sei que nem todo mundo consegue emergir numa situação como a de Will, mas o lado ruim todo mundo sabe como é, porque dramatizar em cima disso?

Eu realmente não consegui absorver nada de bom desse livro e me incomodei muito com a leitura, gostei sim da escrita da autora, considero ela uma boa escritora e pretendo ler mais livros de Jojo Moyes, mas não gostei da forma que os personagens se desenvolve, não gostei da história deles, enfim, não me decepcionei porque já sabia o que me esperava naquelas páginas, mas não recomendo o livro.


Um Comentário

  1. Puts! Primeira pessoa que não recomenda esse livro... Estou com ele para ler no próximo mês. Ficarei atenta. ~;-;-;-;--;-
    beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir

E você o que achou?