Pesquisar este blog





Informações do livro:

Título:
Feliz por nada
Autor: Martha Medeiros
Editora: L&PM
Páginas: 211


Sinopse:

“Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.” É com a força transformadora de um abraço que Martha Medeiros abre este novo livro de crônicas e é com a mesma singeleza e olhar arguto para o cotidiano que a escritora ilumina algumas das questões mais urgentes do século XXI. A destacada romancista, cronista e poeta, que já teve obras adaptadas para o cinema, para a tevê e para o teatro, fala aos leitores com a sinceridade de um amigo e materializa as angústias e os anseios da sociedade pós-tudo, que vive acuada sob o grande limitador do tempo. Nesta coletânea de mais de oitenta crônicas, Martha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito próximos do leitor. A autora tem o dom para aproximar assuntos por vezes fugidios – como é próprio do cotidiano – de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher, de escritores e cineastas que são imortais, de se perder e se reencontrar, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar. “Feliz por nada”, afirma Martha Medeiros, é fazer a opção por uma vida conscientemente vivida, mais leve, mas nem por isso menos visceral.


Resenha:

'Geralmente, quando uma pessoa exclama Estou tão feliz!, é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê. Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada.'

Feliz por nada reúne 85 crônicas publicadas no Jornal Zero Hora e O Globo, onde Martha é colunista, essas crônicas são pensamentos da autora sobre o cotidiano, ela aborda variados assuntos desde os mais simples, até os mais reflexivos, tudo de forma leve e que nos faz concordar em maioria com ela e nos faz pensar e muito.

Onde é que você gostaria de estar agora, nesse exato momento?

Fazer uma resenha de um livro de crônicas é um pouco difícil, mas o que posso dizer é que "Feliz por nada" é um bom companheiro para aquele momento que você precisar ler algo mais real, algo mais palpável, porque é impossível não se identificar com os sentimentos da autora, não se por no lugar dela, não é aquele tipo de livro que você pega e lê todo de uma vez, eu recomendo que seja lido aos poucos, uma crônica por vez, porque o legal é depois que você termina de ler uma delas é que você fica encaixando a situação ali descrita na sua própria vida.

Eu gostei muito da ideia de felicidade abordada pela autora, ela faz uma leve critica ao fato de só ficarmos felizes quando algo novo acontece e que por isso essa felicidade acaba durando muito pouco e por isso precisamos ser "Feliz por nada" porque só assim seremos felizes em tempo integral, essa é apenas uma das reflexões legais que o livro oferece, portanto recomendo e muito a leitura!


Vamos ser Felizes por nada!

4 Comentários

  1. É diferente ler livros do gênero, ainda mais por se tratar de 85 crônicas. Parece ser um livro interessante mas que deve ser lido com calma, apreciando. Curti sua resenha!

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, precisa de calma e paciência, mas vale muito a pena!

      Excluir
  2. Olá ...
    O livro parece ser bem bacana ! Aliás , eu não tenho nenhum livro de crônicas ... Esse deve ser uma ótima pedida :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E você o que achou?