Pesquisar este blog




Informações do Livro:

Título: O Vilarejo 
Autor: Raphael Montes 
Editora: Suma de letras 
Páginas: 96

Sinopse:

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Resenha:

O Vilarejo do brasileiríssimo Raphael Montes veio abrindo portas aqui no Brasil ao gênero muitas vezes mal visto, eu mesma por muito tempo tive medo de livros de terror, mas depois que comecei nesse mundo não quis mais sair e hoje com certeza é um dos meus favoritos.

O livro é composto por sete contos que se interligam e são inspirados nos sete pecados que foram relacionados aos sete demônios, e que vão contado de forma macabra como o tal vilarejo foi se acabando ou seja, uma premissa e tanto, mas será que o livro é tudo isso mesmo?

Raphael teve uma ideia incrível porém acho que usou de um formato pouco adequado, você sente que os contos tem uma trama legal, mas por serem contos acabam perdendo alguns detalhes que poderiam tornar tudo mais assustador e marcante se fosse um romance por exemplo (Entendam romance como definição do tipo de narrativa).

Como já foi dito, os contos vão mostrando o que aconteceu com um vilarejo em algum lugar da Europa que aparentemente sofria com alguma maldição, seus moradores excêntricos e misteriosos, escondiam segredos terríveis, o autor conseguiu criar personalidades dignas de bons livros de terror e por isso que acredito que deveriam ser melhores trabalhadas.

O prefácio do livro causou dúvidas em muita gente, sobre ser real ou não, em uma breve pesquisa descobri que tudo que está no livro saiu da imaginação do autor, o que soma vários pontos ao livro, porque o prefácio é maravilhoso e muito criativo.

O final foi bem surpreendente e eu achei muito bom, eu não esperava nada do tipo e depois que li, pensei que não poderia ter sido melhor, outro ponto forte do livro sãos as ilustrações de Marcelo Damm que dão todo um ar mais macabro ao livro, arrasaram na escolha do ilustrador que fez um trabalho digno de atenção.

Uma coisa que autores e as próprias editoras deveriam se atentar mais, são com os comentários de capa, Fernanda Torres comparou, ou melhor dizendo, igualou Raphael a Stephen King e isso gera grandes expectativas no leitor, o que na maioria das vezes não é bom.

Enfim, O Vilarejo não é um livro que assusta, mas é uma boa leitura naqueles intervalos de livros densos, um bom inicio para quem ainda está começando no mundo dos livros e histórias de terror, super recomendado, vale a pena e fico muito feliz de saber que temos opções nacionais para esse gênero que tanto adoro!






9 Comentários

  1. Acho que é primeira resenha que leio desse livro e sempre leio muitos elogios para esse autor.
    E não sabia que eram diversos contos esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    A sua resenha é a segunda que leio sobre esse livro e confesso que você também conseguiu me deixar curiosa para lê-lo. Apesar de eu não ser nada fã de história de terror, na verdade odeio já que tenho muito medo (haha), esse é um livro que me chama a atenção e me dá vontade de ler!
    Ainda mais depois que você disse que esse é bom pra quem quer começar nesse gênero... Vou atrás sim! :)
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Galáxia dos desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não assusta e nem da medo, pode ter certeza que não vai ficar com mais medo! kkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Oi
    Estou vendo muitos blogs falarem bem desse livro
    e to curiosa e é bom saber que é um livro que não assusta, pois ninguém tinha falado isso nas resenhas, pelo menos curtiu, quero conhecer a escrita dele e essa capa ta linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal, não conheço muitos livros de terror, ainda mais nacional. Achei bem interessante a resenha ..
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o ebook mas nunca parei pra ler, mesmo tendo muita vontade por ouvir ótimos comentários sobre a forma de escrita e a capacidade criativa do Raphael. Eis que, só agora descubro a essência do livro: um livro de contos. Agora sim despertou minha curiosidade. Amei sua resenha. Super detalhada mas sem expor coisas que não deveria. Parabéns!

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  6. Oi, vi que muita gente gostou desse livro, fiquei bem curioso para ler, a edição está uma coisa linda *--* Adorei a resenha e o blog :)
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Livros de contos não são os meus favoritos, embora eu leia muitos contos pela internet. A ideia foi realmente ótima, mas, como você mesma disse, acredito que seria melhor apresentada em algo mais... longo. Quando vi o número de páginas fiquei com um pé atrás mesmo. Mas é claro que tudo o que estou dizendo são impressões iniciais, de alguém que ainda não leu o livro.
    Sucesso ao autor!

    http://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Andy, tudo bem? Lembra de mim? Estou retribuindo a visita que me fez na resenha de Agridoce, no Diário da Sa! Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Bem, eu conheci o Raphael no Facebook e comprei o livro Dias Perfeitos e adorei a escrita dele. Logo quando saiu O vilarejo eu surtei haha. Ainda não consegui comprar, mas está na minha lista de desejos! Bjos
    diario-da-sa.blogospot.com

    ResponderExcluir

E você o que achou?