Pesquisar este blog

Olá pessoal!

Esse livro pertence ao meu desafio literário 2015

Eu sempre acho muito difícil falar de livros clássicos, já consagrados, porque tudo que for dito será apenas mais do mesmo né?

Mas vou tentar expressar o que senti ao ler "O morro dos ventos uivantes"



O morro dos ventos uivantes é um romance de época com todos os clichês: Sofrimento, injustiça e muita, muita enrolação mesmo, o começo do livro me foi uma tortura e tanto, os acontecimentos me pareciam previsíveis e enrolados demais.

Só para sintonizar as coisas vou fazer um breve resumo da trama que começa com Lockwood (um dos narradores da trama) um jovem rapaz que é o mais novo inquilino da Fazenda ThrushCross Grange pertencente a Heathcliff e ao fazer uma visita ao seu senhorio, Lockwood percebe que sua família é muito peculiar, então ele decide saber mais sobre o que se passa na casa, através de sua governanta Nelly Dean (Que completa a narração) que começa contar tudo que aconteceu desde quando Heathcliff era uma criança e foi trazido para morar na fazenda "O morro dos ventos uivantes" pelo patrão Earnshaw que já possuia dois filhos Catherine e Hindley, e enquanto o patrão estava vivo ele era tratado como filho e após sua morte ele passou a ser tratado como apenas um serviçal por Hindley o que despertou nele uma sede de vingança, ainda mais por ser apaixonado por Catherine que embora correspondesse o seu amor, não pretendia casar-se com ele, devido a sua classe social.

Heathcliff é aquele tipo de pessoa inimaginável, cheio de magoas e com ideias completamente erradas de como se vingar, ele te causa raiva do começo ao fim e você deseja que alguém entre no caminho e faça algo, mas só o que você vê são personagens omissos, que quando tem a oportunidade de fazer algo certo, acabam escolhendo outra opção.

Acho que a personagem que mais me causou raiva no livro foi Nelly, se deixava levar por qualquer ameaça, quando era óbvio que ela poderia concertar as coisas se fizesse da maneira correta, no entanto ela ia e fazia tudo errado.

Embora o livro abuse de alguns clichês ele tem o total diferencial de ter uma história mórbida, chocante em alguns momentos, previsíveis em outros, eu senti muita raiva lendo o livro, mas quando terminei acabei sentindo que gostei, porque mexeu com os meus sentimentos, foi uma leitura difícil, creio que algumas coisas me irritaram devido a época que foi escrito, por exemplo a ingenuidade das personagens femininas mesmo já na idade quase adulta, elas se comportavam de forma rebelde e ingênua, a facilidade que as pessoas perdiam o afeto umas pelas outras, tudo isso me causou certo incomodo, mas compreendo que eram épocas diferentes e costumes mais diferentes ainda.

Esse foi o primeiro e único livro publicado pela autora Emily Brontë sobre o pseudônimo de Ellis Bell que originalmente chama “Wuthering Heights”, me surpreendeu e eu recomendo com o adendo de que você só leia se estiver muito disposto a encarar um livro, denso, maçante e mórbido, eu só fui sentir que valeu a pena, na última página.



14 Comentários

  1. Acho linda essa edição! Bem, eu gostei do livro, mas com ressalvas, mesmo assim acho que ainda vale a pena lê-lo.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo caso que eu, gostei mas tenho minhas ressalvas e clássicos sempre valem a pena serem lidos!

      Excluir
  2. Ahhh, essa edição é linda,hm? :) Eu amei, pelo menos, ahahaha. E ahhh, normalmente esses clássicos são bem complicados de serem legais né? ahahahahahba
    Gostei da sua resenha..super sincera rs :P


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clássicos são difíceis, mas os poucos que eu li, eu gostei, esse foi o primeiro que eu fiquei na dúvida se amo ou odeio, mas vale a pena com certeza!

      Excluir
    2. E eu também acho essa edição linda!

      Excluir
  3. Oi Andy,
    Primeiro tenho que te dar os parabéns por essa bela edição (linda demais *--*) e por ter finalizado a leitura. Já faz um bom tempo que tentei ler esse livro sem muito sucesso, mas pretendo tentar ler, de novo, este ano. Espero que eu consiga!!!
    Adorei a resenha!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps. Já estou seguindo também!!
      Obrigada pela visita lá no blog, vou voltar mais vezes :)

      Excluir
    2. Obrigada, eu amo essa edição, esse livro precisa de tempo e dedicação, mas sou a favor de que se não rola, não tem porque forçar, leitura tem que ser agradável, eu insisti mesmo porque era um desafio!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi
    Curti a resenha, sinceramente eu tentei ler esse livro nao consegui chegar até o final, a leitura não andava e abandonei na metade.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fracassei na primeira tentativa, foi só com muito esforço que consegui dessa vez! kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Oi Andy!!
    Nossa você tirou as palavras da minha boca kkkkkkkkkk
    Tive praticamente os mesmos sentimentos e sensações.
    Foi realmente uma leitura bem complicada,apesar de não ser um livro muito grande ele é bem intenso.
    Ah e como não falar:que edição mais linda!!
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quero ler Andy faz muito tempooo esse livro, e eu podeia até colocar mais `os` no tempo! O.O
    Eu assisti o filme que passava no canal Futura, muito tempo atrás! kkkkk E vicieii! Adorava assistir todo aquele romance/drama a vingança e a forma como tudo acabava no filme. Sempre quis saber se o filme era uma adaptação fiel ao livro.
    Sua edição é linda! <3

    Beijos e até logo Andy!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Acho que sou o único ser vivo que não consegue ler esse livro de jeito nenhum. Quando eu tentei, eu era muito nova também, ok. Mas não tenho vontade de fazer uma nova tentativa (não sei por quê). O livro não me prendeu, os termos difíceis exageradamente ficaram chatos demais e eu dormi várias vezes, haha, não desce.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bonito teu blog , Andy! Tenho vontade de ler O Morro dos Ventos Uivantes... estou numa vibe de ler clássicos... confesso que tmb tenho medo de não gostar... de toda forma tentarei ler qualquer dia desses... Sei muito bem o que é encarar um livro de escrita massante... mas vou tentar. ;)
    Abraço forte!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir

E você o que achou?