Pesquisar este blog


Informações do livro:

Título:
O lado mais sombrio
Autora: A.G Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368

Sinopse:

Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa... 


Resenha:



O lado mais sombrio é o primeiro livro do que parece ser uma trilogia...

Alyssa é uma descendente de Alice Lidell a garotinha que inspirou Lewis Carrol a escrever o livro incrivelmente psicodélico "Alice no país das maravilhas", a garota vive com seu pai enquanto a mãe está internada em uma dessas clínica para pessoas com problemas psicológicos comumente chamadas de Hospício, Alyssa vive na sombra do medo de se tornar igual a mãe ainda mais porque ela consegue ouvir os insetos e as plantas conversarem.

Alyssa sofre bullying na escola por ser uma Lidell, tendo apenas como amigos Jenara e seu irmão Jeb por quem ela esconde uma paixão, Alyssa tem o estranho hábito de fazer quadros com insetos mortos ela vê isso como uma forma de calar as vozes que atormentam sua mente.

Depois de sua mãe revelar a ela que tudo aquilo é uma maldição que envolve Alice e sua passagem pelo país das maravilhas, Alyssa embarcar em uma aventura ao lado de Jeb que entra nessa sem querer, os dois vão para no verdadeiro país das maravilhas que não é lá tão maravilhoso como descrito nos livros e passam então a correr contra o tempo para salva as mulheres da família de Alyssa da maldição.

A. G Howard conseguiu criar uma história mais maluca do que a original e como o título mesmo sugere, mais sombria também, ao recriar a trama de Lewis Carrol, a autora acrescentou detalhes perturbadores, o que antes era a visão de uma crianças de animais e plantas falantes, bebês porcos e etc, se tornou um mundo repleto de aberrações e acontecimentos estranhos.

O livro começa mal, como é narrado em primeira pessoa, alguns fatos soam bem estranhos, mas depois tudo vai ganhando forma e você consegue perceber uma grande evolução na escrita da autora, confesso que livros em primeira pessoa são os que mais comumente me desagradam, porque sempre tudo acaba soando egocêntrico demais, acho estranhíssimo um personagem relatar a reação de outro personagem sobre a sua beleza, mas A.G Howard provou que isso pode ser superado, eu também fiquei com medo de o romance dominar a história e todo o resto virar apenas pano de fundo, o que vem sendo comum nas trilogias modernas, mas embora o romance esteja ali em quase todas as cenas, ele não é algo muito complicado e meloso, o que foi um ponto muito positivo no meu ver.



Eu sou apaixonada por "Alice no país das maravilhas", um livro que me encantou desde a primeira vez que li e ficou marcado para sempre, fiquei feliz e com pé atrás quando soube dessa adaptação, feliz em saber que teria mais coisa sobre esse mundo fantástico e com pé atrás de ser apenas alguém querendo ganhar fama em cima de algo já consagrado, mas para minha surpresa eu senti que A.G Howard gosta de Alice tanto quanto eu e que seus livros são uma forma de homenagear Lewis Carrol e tudo que ele criou, o livro é muito bom, eu recomendo e não vejo a hora de ler o segundo.


5 Comentários

  1. Heey !

    Na bienal do ano passado tinha um banner muito lindo desse livro, sempre quis ler mas ele nunca ficou muito na minha lista para que eu pudesse comprá-lo. Adorei a resenha, deve ser um livro realmente muito interessante. Vale muito apena eu conferir. Amei o blog, estou seguindo ><

    Bjooos Miih <3

    descafeinadas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem legal, acredito que vale a pena sim!

      Que bom que gostou! :D

      Excluir
  2. Tenho muita curiosidade de ler esse livro. Gosto de temas sombrios. Confesso que fiquei com um pé atrás porque já haviam me alertado de um romance (não sou muito fã) e como Alice é uma história que acompanhou a infância de muita gente, talvez isso pudesse me afastar da obra, mas pelo que eu vi da sua resenha, não sofrerei (tanto) desse "mal" rsrs
    Parabéns pela resenha.
    E pelo blog, adorei. To seguindo já.
    *Invejinha aqui, por você ser parceria da Darkside rsrs

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andy!
    Ah, você acredita que eu namoro esse livro há muito tempo? Sempre tive muita curiosidade em lê-lo, mas sempre tive receio de são ser tão legal como Alice no País das Maravilhas. Mas, agora eu entendi tudinho sobre ele e acredite, eu fiquei ainda mais curiosa para ler hahaha. Parece ser uma história bem tranquila e gostosa de se ler.
    Gostei bastante da resenha. Parabéns <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Andy,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, estou bem curioso, ainda mais depois de ler resenhas como a sua....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

E você o que achou?