Pesquisar este blog

Halloween Chegando, nada melhor do que entender como alguns personagens foram criados...



Quero avisar antes de mais nada, que não estou me importando com a opinião de quem tem um discurso pronto sobre “não comemorar datas que não fazem parte da nossa cultura”, mesmo porque esse post não é para enaltecer as comemorações e sim citar algumas curiosidades, então vamos lá.



No Halloween algumas figuras são quase que obrigatórias, bruxas, vampiros, fantasmas, Frankenstein e múmias, são os mais clássicos, mas sabiam que algumas dessas lendas foram esboçadas em uma reunião a beira do lago a convite de ninguém mais, ninguém menos que Lord Byron?

Pois é, foi entre 15 e 17 de junho de 1816 que George Gordon Byron, o lorde Byron, o mais famoso poeta romântico da literatura britânica, o médico e escritor John William Polidori, o poeta Percy Shelly, sua namorada Mary Shelly e a meia-irmã dela, Claire Clairmont, depois de uma tempestade ficaram presos na mansão Villa Diodati e resolveram contar histórias de terror, quando não tendo mais histórias a contar eles resolveram criar as suas próprias a partir de uma especie de aposta.

John Polidori ao ler manuscritos de Byron (seu chefe na época) sobre criaturas monstruosas que se mantinham vivas ao se alimentar de sangue humano inspirou-se a escrever o que mais tarde tornaria-se um dos primeiros contos a descrever o vampiro como ele é hoje conhecido, a criatura deixou de ser apenas um monstro para um ser aristocráta e sedutor, influenciando mais tarde autores como Bram Stoker, Anne Rice e Edgar Allan Poe. O vampiro criado por Polidori o excêntrico e mal caráter lorde Ruthven parece ser inspirado também no comportamento de Byron, acredita-se que o autor usou seu antigo chefe ao traçar o perfil do vilão.

Essa imagem não se refere ao vampiro de Polidori, apenas está ilustrando o post.
Outra criatura que teve seus primeiros relatos nessa reunião foi o Frankenstein, Mary Shelley sempre ouvira relatos entre seu na época namorado Percy Shelly e Lord Byron sobre algo conhecido como Galvanismo, que era uma teoria da possibilidade de dar vida organismos com descargas elétricas, então ela escreve a história que dois anos depois se tornaria o famoso romance Frankstein, acredita-se que a obra tinha um tom de crítica e questionamento aos avanços da medicina e as responsabilidades que isso trazia.



Outros contos de menor expressão foram originados nessa reunião, mais alguns vampiros e fantasmas saíram de lá. E pensar que um final de semana qualquer, para relaxar e conversar com amigos, acabou criando duas das maiores lendas já criadas pela literatura é bem interessante.

Espero que tenham gostado dessas informações da mesma forma que eu gostei, tomei conhecimento a pouco do conto de Polidori através de uma fanpage no Facebook, no entanto para minha surpresa, minha irmã ganhou um livro no colégio que reunia alguns contos de vampiros e no livro informava resumidamente as origens de cada um, e tinha lá “O vampiro” de John Polidori, e lendo um pequeno relato dessa reunião, eu resolvi pesquisar mais sobre esse acontecimento e descobri que foi mais interessante do que eu pensava.


E vocês, o que acharam? Me contem nos comentários.


18 Comentários

  1. Essas criaturas estão em nossas vidas a anos.
    Amei conhecer um pouco mais sobre eles.

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a muito tempo mesmo, é bem bacana!

      Excluir
  2. Oie amiga querida, tudo bem com vc?
    Estava morrendo de saudades...Espero que não tenha se esquecido de mim, porque eu vi que vc tinha dito que andou um pouco sumida e é verdade mesmo hahahaa...Mas tudo bem, agora que está de volta vai ser mais fácil ver suas novidades.
    Eu adorei tudo que vc colocou no post...Ficou super bacana, embora eu simplesmente não comemoro muito esse negócio de Halloween (risos)
    Mas seu post tá lindo...amei amiga
    Saudades de ti
    se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Obrigada viu! :D
      Vou estar sim sempre atualizando o blog! :D

      Excluir
  3. Ai que divertido isso :D Desconhecia essa tertúlia que originou os monstrinhos. Não sou muito apegada à literatura fantástica, mas sou apaixonada pelos vampiros da Anne Rice <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro literatura fantástica, Anne Rice é maravilhosa!

      Excluir
  4. Nossa, Andy, juro que dessa eu não sabia! :O
    Imagine, você criar algo TÃO grandioso de um encontro tão simples. Agora eu to chocada! Muito curioso isso!
    Tá vendo? As pessoas há alguns anos quando não tinham nada pra fazer criavam coisas revolucionárias. Já a gente...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É infelizmente hoje todo mundo fica esperando que outros criem e tudo fica sempre no mesmo! =/

      Excluir
  5. Nossa, eu não fazia idéia dessa do Lorde Byron. Quantas histórias que vieram de um lugar em comum hein? Adorei o post querida, e um feliz Halloween pra você!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também fiquei bastante surpresa quando soube dessa coisas!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Adorei o post, e eu amo o Halloween, apesar de aqui no Brasil não ser comemorado.
    Abraços!
    http://meujardimliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente não sabia da metade dessas coisas que você disse no post!
    Eu adoro halloween
    sempre vou a festas a fantasia, sabado mesmo tem uma....
    Já que em plena quinta feira é complicado rs
    Adorei a postagem :D

    Eu vi seu blog, lá no grupo blogueiros literários. Resolvi seguir e curtir os blogs que estão lá na divulgação, porque acho que assim vai ser mais legal minha participação no grupo, conhecendo todo mundo e tal :D
    Beiijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, eu nunca fui em festas de Halloween, devem ser bem bacanas.
      Realmente na quinta não tem como, bom que sábado já emenda com o dia dos mortos e fica uma festa bem a caráter mesmo!

      Eu já sigo o seu blog, inclusive visitei ele ontem! :D

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. adorei o post muito legal

    http://ops-espalhe.blogspot.com.br/
    bjs


    ResponderExcluir
  10. Heyy Andy, interessante o seu post. Gostaria tanto que o Halloween fosse comemorado aqui da mesma forma que é em outros países, pena que aqui tudo se resume a carnaval. :P
    Sou super fã da Anne Rice e do Poe, e eu realmente não sabia de onde foram originados as criaturas que deram inicio a essa cultura. :)
    Curti pra caramba o post.
    Bjs bjs Mih!
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre fui apaixonado por Halloween e fico muito triste por não haver uma comemoração grandiosa a respeito da festividade como em outros países.
    Adoro ver fotos de fantasias, casas, abóboras, tudo!
    Adorei esse post.
    xoxo

    ResponderExcluir

E você o que achou?