Pesquisar este blog

Olá pessoal tudo bem?

Hoje eu resolvi fazer um post do tipo que há muito tempo (muito tempo mesmo) eu não fazia...




Eu sempre visito blogs e grupos literários, gosto muito de ler resenhas, principalmente àquelas que as pessoas conseguem passar sinceridade nas palavras e o leitor consegue se encantar ou perder interesse por alguma obra, porém algumas pessoas não conseguem fazer isso tão bem e acabam apelando para algumas frases de efeito para dar a entender que são mais experientes no assunto que os demais. Ficou confuso? Deixa que eu vou explicar:

Uma pessoa leu um livro e gostou muito, mas ela percebeu que o livro não está agradando todo mundo e ela fica meio sem jeito de ir contra o que a maioria pensa, o que ela faz?  Usa frases do tipo “Eu acho que as pessoas que não gostaram desse livro é porque não conseguiram entender ou não estavam preparadas para esse tipo de leitura”




Ou a situação contrária:

A pessoa não gostou de um livro muito comentado e ela resolve alfinetar da seguinte forma  “Na
minha opinião de leitor exigente esse livro poderia ser melhor” ou coisas do tipo.

A ideia desses comentários é incutir um pensamento, um pré-julgamento nos futuros leitores da obra, a pessoa lê esse tipo de comentário na resenha de alguém e fica com a ideia fixa de que se ela pensar diferente significa que não é um leitor exigente, que não entendeu o livro ou que não estava preparada e na maioria às vezes isso funciona, o que eu acho bem chato, acho que a função das resenhas é dar uma prévia do que o livro fala e expressar uma opinião seja boa ou ruim, mas não querer impor o que você achou, sob outras pessoas.

E eu também já vi pessoas comentando coisas do tipo nas resenhas de outros, e acho isso bastante chato, cada pessoa tem uma experiência ao ler um livro, nem todo mundo vai sentir o mesmo com um clássico, com um best-seller, talvez alguém se emocione mais com um livro simples de um autor pouco conhecido, do que com um livro campeão de vendas, escrito por  aquele grande autor, mas isso não significa que ele seja mais ou menos exigente, mais ou menos experiente, significa apenas que ele pensa e sente diferente e vale o mesmo para a situação contrária, para quem gosta de ler o que está na moda, quem gosta de ler clássicos, é tudo válido e todos precisam ter seus gostos respeitados.

Eu por exemplo já recebi vários olhares incrédulos por afirmar que não gostei e nem me emocionei com “A culpa é das estrelas” (E confesso que só de raiva respondi com alguns comentários babacas também) ou por nunca conseguir me empolgar com distopias, que apesar de ser mulher os Chick-lits não me atraem e que, por favor, eu não me identifico com Bella Swan e Anastasia Steele, elas não me representam (hahaha), porém eu não gostar não significa eu não entender, apenas não me indentifico e não tenho emoções positivas ao ler, apenas isso, a obra não se torna melhor ou pior por conta do meu gostar! 



E quem nunca desejou um livro simples e de poucas páginas logo após aquela ressaca literária, logo depois do término de um Tolkien ou George Martin, eu pelo menos depois de ler uma grande obra, com muitos detalhes, muitas páginas, desejo apenas uma historinha simples e relaxante.

Vamos parar um pouco com essa ditadura de gostos e aceitar opiniões diferentes.
Deixem eu decidir se eu gosto ou não.

Bom, é só isso mesmo que eu tinha para falar por hoje.

E não vamos esquecer os sorteios de aniversário que estão rolando no blog viu, tem livro nacional e internacional e em breve tem mais.


Sorteio: Livro À primeira vista - Nicholas Sparks + Marcadores Participe Clicando Aqui.



Sorteio: Livro Admeto O globo do poder - Aline F. Traldi e Valmir Junior + Marcadores Participe Clicando Aqui.

9 Comentários

  1. Flor, amei o seu post! Fico com muita raiva de gente que faz isso também e respondo sim com comentários bem birrentos. Cara, cada pessoa tem uma experiência diferente com cada livro, livros são algo muito pessoal e não tem isso de "ah eu consegui entender porque sou mais experiente que voce." Ah por favor né? Isso é querer posar de superior e me irrito muito com gente assim.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, não consegue convencer com argumentos aceitáveis e parte para esse tipo de coisa, acho super chato!

      Excluir
  2. Rs. É fato que nunca deixarão decidirmos se gostamos ou não. Já sofri bullyng por não gostar de Harry Potter, não ser fanática por Senhor dos Anéis e afins. Mas também confesso que, para os amigos mais próximo, sou uma chata daquelas: "Lê esse livro, é legal, lê". rsrsrsr Gosto de leituras pouco conhecidas então sou obrigada a obrigar meus amigos a lerem para conversarmos sobre! hehe Mas isso tudo cai na brincadeira por motivos de: sim, somos amigos e nos entendemos.

    No seu caso, sobre outras pessoas dando palpite, deve ser deveras chato.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é, entre amigos sempre rola essas coisas, mas entre amigos vale né?

      Excluir
  3. Oi linda! Adorei seu post! Infelizmente as pessoas são assim mesmo, é complicado. Eu gosto de dar minhas opiniões, dizer porque eu não curti ou porque gostei, mas gosto é gosto, o meu não é melhor que o de ninguem e vice-versa, acho gostoso a troca de ideias, não a imposição, então se eu curti e outro não, ou vice-versa, não vou torcer o nariz e dizer "gosto é gosto, né?" como se eu fosse superiora (entre amigos pode, pq a gente se tira sempre hahaha)
    as vezes até gosto de ver outros pontos q posso ter deixado passar em algum livro, não que eu vá curti-lo do nada, mas é bacana outra perspectiva
    um abraço!!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br
    www.punkystore.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu adoro discussões sem ofensas, porque as vezes realmente eu não entendi um ponto e a pessoa falando eu passo a entender, mas acho que se um livro não agrada por inteiro, não vai ser um ponto que vai mudar isso!
      Amigos tem certa intimidade para brincar e etc!

      Excluir
  4. É verdade,como vc mesma disse, já recebi muitos olhares incrédulos por dizer que não gosto muito do Nicholas Sparks ou Paulo Coelho. Cada um tem que ler o que se identifica, certo?


    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bem acho que gosto não se discuti e quem sabe que gosta sabe a razão disso. Cada um tem sua preferência. Imagina se todos gostassem só da cor branca? O que seria das outras cores? Então se eu gosto ou não, se prefiro um autor ao outro isso sou eu. Minha escolha e meu gosto. Cada um faz as escolhas que quiser. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Acho que já usei uma dessas "frases de efeito", mas nunca pensei que poderia ser algo assim... tipo, estou com medo de concordar ou discordar... sei lá, eu tento falar o que achei do livro e ser cuidadosa ao mesmo tempo, principalmente quando são nacionais, porque muitos autores não conseguem ouvir críticas e tirar o melhor delas. Tentarei evitar as tais frases! kkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir

E você o que achou?